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A arte disputa a Bienal de São Paulo: uma análise sobre a dinâmica diferencial dos campos

Processo: 15/11112-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Juliana Closel Miraldi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/14984-3 - A arte disputa a Bienal de São Paulo: uma análise da dinâmica diferencial dos campos, BE.EP.DR
Assunto(s):Teoria sociológica   Bienais de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bienal | determinação | habitus | Teoria dos Campos | Teoria Sociológica

Resumo

Esta pesquisa interroga-se a respeito de como se estabelecem as condições de produção das Bienais de São Paulo ao longo de sua história e qual sua configuração contemporânea. Compreendendo-a na qualidade de evento, periódico e constante, observamos que a Bienal aparece como efeito objetivo da disputa de poder entre agentes advindos de diferentes campos sociais e do Estado, produzindo, como efeito na ordem do discurso, a legitimação e a consagração do que é concebido pelos agentes envolvidos na disputa como a boa arte contemporânea em dado momento histórico. Partiremos dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado, a respeito da dinâmica diferencial dos campos socais fundamentada a partir da teoria de Pierre Bourdieu, a fim de compreendermos uma produção social que corresponde ao entremear de diversos campos. Ao mesmo tempo, pretendemos verificar o alcance que a praxeologia tem na análise de eventos, ou melhor, de acontecimentos, submetidos à série de processos históricos e encontros sucessivos entre illusiones distintas, almejando aferir suas suficiências e insuficiências nestes casos. A Bienal corresponde adequadamente a esse procedimento de verificação dada sua natureza como fenômeno social de caráter acontecimental, por isso investigá-la através da praxeologia é investigar também seu alcance teórico. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRALDI, Juliana Closel. A arte disputa a Bienal de São Paulo: as condições de produção do gosto artístico dominante. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.