Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação objetiva de Fibrose/Processo inflamatório em pacientes com tuberculose pulmonar utilizando exames de raios-X de tórax

Processo: 15/01948-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Diana Rodrigues de Pina
Beneficiário:Marcela de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose   Diagnóstico por imagem

Resumo

Estima-se anualmente que uma morte a cada 10 segundos (cerca de 2 milhões de óbitos) no mundo seja atribuída à tuberculose (TB). A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1993, considera a TB como uma emergência mundial. A TB pode causar derrame pleural, atelectasias, condensação pulmonar e mesmo após tratamento eficaz, a TB deixa sequelas pulmonares como fibrose e enfisema, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. As avaliações das sequelas acima mencionadas são usualmente realizadas subjetivamente por especialistas da área de radiologia. A avaliação subjetiva pode indicar variações inter e intra observadores. As alterações radiológicas causadas pela TB são melhores visualizadas nos exames de tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR), com raros programas computacionais auxiliando com maior precisão o comprometimento pulmonar (fibrose e enfisema). Entretanto o exame de raios-x ainda é o método de diagnóstico por imagem mais realizado no acompanhamento de pacientes diagnosticados com TB e de menor custo para a instituição.A proposta desta pesquisa é a quantificação objetiva e acurada das áreas pulmonares acometidas por fibrose/processo inflamatório em pacientes com TB pulmonar, pré e pós-tratamento mediante 2 esquemas de medicação (1. RIP: Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e 2. RIPE: Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e Etambutol) utilizando exames de raios-x de tórax, a fim de determinar qual o tratamento proporcionou menos comprometimento pulmonar.Essa avaliação será realizada a partir de novas aplicações na equivalência entre a quantificação de fibrose/processo inflamatório entre exames de TCAR (tridimensional) e raios-x (planar). Dessa forma é possível estimar os achados radiológicos causados pela TB em exames convencionais de raios-x, com maior precisão quando comparado com a avaliação subjetiva realizada por especialista da área de radiologia. Para atingir esse objetivo serão desenvolvidos algoritmos em ambiente Matlab® que classifiquem e quantifiquem esses achados radiológicos entre os exames avaliados. Ainda é proposta desta pesquisa, realizar a comparação entre exames séricos (hemoglobina, hematócito, albumina, velocidade de hemossedimentação - VHS e proteína C reativa- PCR) e esforço pulmonar com o grau de comprometimento (fibrose/processo inflamatório) quantificado objetivamente nesta pesquisa. Esta pesquisa apresenta grande originalidade e inovação em quantificar objetivamente o comprometimento pulmonar dos pacientes com tuberculose através de dois esquemas de medicação distintos, fornecendo possíveis graus de comprometimento para cada tratamento e sendo possível realizar a correlação entre a área clínica e tecnológica, envolvendo a comparação das quantificações realizadas pelo algoritmo e os resultados dos exames de esforço pulmonar, monitorados pelos exames séricos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCELA; DUARTE, SERGIO BARBOSA; GIACOMINI, GUILHERME; MARQUES PEREIRA, PAULO CAMARA; DE SOUZA, LENICE DO ROSARIO; DE ARRUDA MIRANDA, JOSE RICARDO; DE PINA, DIANA RODRIGUES. A lung image reconstruction from computed radiography images as a tool to tuberculosis treatment control. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 25, FEB 14 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Marcela de. Quantificação objetiva de fibroseprocesso inflamatório em pacientes com tuberculose pulmonar utilizando exames de raios x de tórax. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.