Busca avançada
Ano de início
Entree


Quantificação objetiva de fibrose/processo inflamatório em pacientes com tuberculose pulmonar utilizando exames de raios x de tórax

Texto completo
Autor(es):
Marcela de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2017-07-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Diana Rodrigues de Pina; Paulo Câmara Marques Pereira
Resumo

A tuberculose (TB) é uma das doenças infecciosas de grande preocupação mundial. Seu agente etiológico, a Mycobacterium tuberculosis, é a espécie de micobactéria mais importante do ponto de vista da saúde pública. Seu agente etiológico, tem aumentado sua resistência frente as drogas de tratamento, ocasionando mudança nos esquemas terapêuticos. Desde 2009, a TB passou a ser tradada com quatro drogas em um único comprimido com dose combinada de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (esquema II). Antes desse período, o tratamento era realizado através da combinação de três drogas: rifampicina, isoniazida e pirazinamida (esquema I). O exame de raios X é o método de diagnóstico por imagem mais realizado no acompanhamento de pacientes diagnosticados com TB. Esta pesquisa teve como objetivo a quantificação objetiva das áreas pulmonares acometidas pela tuberculose utilizando exames de raios X e associá-la aos exames séricos (índices de proteína C-reativa, velocidade de hemossedimentação e albumina) e esforço pulmonar, em estágios de pré e pós-tratamento de tuberculose. Este procedimento de associação entre os exames abordados foi realizado com dois esquemas anti-tuberculose (esquemas I e II). A quantificação objetiva do comprometimento pulmonar foi realizada utilizando um algoritmo computacional previamente desenvolvido. A correlação entre a quantificação objetiva do comprometimento pulmonar e os exames séricos comprovou que durante o processo inflamatório da doença a região pulmonar acometida era de maior extensão e tiveram uma redução do comprometimento pulmonar de 73,23±11,57% e 69,52±17,06% para os esquema I e II, respectivamente. Os dois esquemas de medicação utilizados no tratamento dos pacientes com tuberculose apresentaram a mesma eficácia, não mostrando diferença estatística significativa para a redução do comprometimento pulmonar entre ambos (p>0,05). O grau de lesão pulmonar funcional (esforço pulmonar) mostrou-se diretamente proporcional a quantificação objetiva do comprometimento pulmonar. Esta pesquisa apresentou inovação científica em aplicar um algoritmo computacional de modo a quantificar objetivamente o comprometimento pulmonar dos pacientes com tuberculose com esquemas de tratamento distintos, e a correlação destes resultados com exames séricos e esforço pulmonar. (AU)

Processo FAPESP: 15/01948-3 - Quantificação Objetiva de Fibrose/Processo Inflamatório em Pacientes com Tuberculose Pulmonar Utilizando Exames de Raios-X de Tórax.
Beneficiário:Marcela de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado