Busca avançada
Ano de início
Entree

EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciêcia da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros

Processo: 15/11088-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/06589-4 - A abordagem da nova retórica para os estudos de gêneros: desenvolvendo cursos críticos de inglês para fins acadêmicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de gêneros | Ceap | Letramento acadêmico | Nova Retórica | Pedagogia crítico-complexa | sociorretórica | Ensino e Aprendizagem de Línguas

Resumo

Cursos críticos de inglês para propósitos acadêmicos (CEAP) (BENESCH, 2001) buscam contribuir para a formação de pesquisadores críticos quanto ao seu papel na comunidade discursiva (SWALES, 1998) de que participam. Partindo dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que levantou as necessidades relacionadas ao uso de inglês em ambiente acadêmico de um grupo composto por pós-graduandos em Ciência da Computação de nove universidades públicas brasileiras, a presente pesquisa tem por objetivo desenhar e aplicar um curso de CEAP para o referido grupo, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico dos alunos, conscientizando-os acerca de questões sociais, linguísticas e textuais que lhes faltam para atuarem criticamente na academia. Para tanto, uma análise de necessidades crítica será realizada com outros membros da comunidade discursiva a que este grupo pertence, de modo a entender este contexto de cultura, o qual implica os gêneros utilizados e suas especificidades; posteriormente, as características textuais desses gêneros serão levantadas, com base em modelos retóricos já existentes na literatura (SWALES, 1990; GIL, 2011), e interpretadas à luz do contexto em que circulam; e, finalmente, o curso será desenhado com tarefas baseadas em conscientização, análise e produção desses gêneros. Uma vez pronto, este curso será aplicado na modalidade online; e, ao final, seu potencial em contribuir para o letramento acadêmico dos alunos será avaliado, a partir da análise do desempenho dos alunos nas tarefas do curso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA GABRIELA AUGUSTO MARÇAL VIEIRA. Tecnologias da Informação e Comunicação na análise contextual da situação-alvo: aprimorando o desenho de cursos de CEAP online em países em desenvolvimento. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 4, . (15/11088-1, 16/06589-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal. Do crítico ao complexo: uma pedagogia em inglês para fins específicos para a promoção do letramento acadêmico de pós-graduandos brasileiros a distância. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.