Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos resultados e tipos de erros de crianças com deficiência intelectual expostas a um programa de ensino de leitura e escrita

Processo: 15/17789-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Maria Fernanda Cazo Alvarez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência intelectual   Ensino e aprendizagem   Escrita   Leitura   Atividade motora   Avaliação de necessidades educacionais   Análise de erros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de erros | deficiência intelectual | escrita | leitura | Psicologia

Resumo

A aprendizagem de repertórios de ler e escrever depende do ensino de relações de controle de estímulos, estímulos textuais sobre a produção oral do aprendiz na leitura, ou a palavra ditada sobre a resposta motora na escrita. Isso envolve a ocorrência de erros pelos aprendizes, esses erros devem ser conhecidos para planejar condições de ensino mais eficientes, sobretudo para aprendizes com diferentes necessidades educacionais. O objetivo desse trabalho é analisar as respostas de ler e escrever de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual durante a exposição a um programa de ensino sistematizado e informatizado, aquelas identificadas como erradas serão categorizadas de acordo com a literatura da área e será calculada sua frequência de ocorrência. As categorias de erros na escrita serão: correspondência biunívoca, erros por falha fonema-grafema, juntura ou segmentação intervocabular, correspondência regular contextual, correspondência irregular independente da regra, supercorreção, falha semântica e substituição aleatória. Erros na leitura: regularizações, palavras visualmente semelhantes, tentativas de som malsucedidas e falha na aplicação de regras ortográficas. Assim serão identificadas as relações de controle de estímulo presentes no ensino e a capacidade da programação de passos de ensino. Serão analisados os resultados de cinco crianças em tarefas de leitura de palavras e de escrita de ditados. Os resultados podem oferecer um aporte para proposição de procedimentos de ensino mais eficazes, sobretudo durante o processo de aquisição de leitura e escrita por crianças com deficiência intelectual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)