A resistência da razão ao fascismo: a educação como desbarbarização
Uma psicossociologia da mobilização de caráter fascista: a Psicologia das massas d...
A compreensão do fascismo à luz do pensamento crítico de Adorno
Processo: | 15/23302-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2016 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2017 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação |
Pesquisador responsável: | Sinésio Ferraz Bueno |
Beneficiário: | Amanda Forner |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia da educação Psicanálise Fascismo Análise crítica do discurso Teoria crítica Theodor W. Adorno |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Fascismo | Semiformacao | Teoria Crítica | filosofia da educação |
Resumo Durante a fase norte-americana do Instituto de Pesquisas Sociais, o filósofo alemão Theodor Adorno, no contexto da pesquisa de natureza interdisciplinar sobre o fenômeno da personalidade autoritária, escreveu um importante artigo empregando conceitos da psicanálise freudiana para refletir sobre o fascismo em solo norte-americano. Nessa reflexão, Adorno propôs, como implicação do envolvimento emocional das massas com o líder, certo tipo de envolvimento farsesco, denominado como impostura, que teria um papel fundamental para explicar a adesão a movimentos de massa. Alguns anos depois, em seus escritos no campo educacional, o filósofo enfatizou a necessidade de desbarbarização no campo educativo, entendida como dissolução dos elementos de frieza subjetiva. Considerando esses dois campos de estudo, o presente Projeto pretende articular o conceito de impostura, originado da crítica de Adorno ao fascismo, ao imperativo de desbarbarização no campo educacional, com o objetivo de explicitar a relevância de uma autoreflexão crítica de natureza subjetiva na área da educação. | |
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