Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de Frequência Modulada: utilização em sala de aula e características do aluno deficiente auditivo

Processo: 15/17301-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Sílvia Mara Maeda
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia educacional   Linguagem oral   Deficiência auditiva   Pessoas com deficiência auditiva   Escolas   Estudos transversais   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência auditiva | escola | Audiologia Educacional

Resumo

O ruído a distância e a reverberação podem prejudicar a percepção dos sons da fala pelos alunos deficientes auditivos, na sala de aula. O sistema de frequência modulada (FM), é um recurso tecnológico que favorece a percepção dos sons da fala no ruído. A portaria Nº1.274, de 25 de junho de 2013, determina que o Sistema Único de Saúde (SUS), oferte o sistema de frequência modulada aos alunos deficientes auditivos seguindo os critérios determinados no referido documento. O objetivo será descrever o Índice Percentual de Reconhecimento de Fala /IPRF e a utilização da linguagem oral de alunos deficientes auditivos usuários do sistema de frequência modulada matriculados no ensino regular. Avaliar o uso do sistema de frequência modulada pessoal utilizado pelos alunos deficientes auditivos. Esta pesquisa possui característica metodológica transversal. Será realizada avaliação audiológica completa e o ganho funcional com o dispositivo utilizado pelo aluno deficiente auditivo, implante coclear ou aparelho de amplificação sonora individual. Serão utilizados os protocolos: Questionário de Participação em Sala de Aula (CPQ), Listening Inventory for Education - Revised (LIFE-R), Instrumento de Identificação do Risco Educacional (IIRE) e Meaningful Use of Speech Scales (MUSS) adaptado como Avaliação da Linguagem Oral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)