Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa do resistoma de Klebsiella pneumoniae XDR (NDM-1/KPC-2) pertencente ao complexo clonal (CC) endêmico de alto risco CC258

Processo: 15/21325-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 03 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Beneficiário:Louise Teixeira Cerdeira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/25909-2 - Análise de genômica comparativa de Klebsiella pneumoniae pertencente ao complexo clonal endêmico de alto risco CC258 (ST11, ST437, ST340, ST258) na interface humana, animal e ambiental no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Klebsiella pneumoniae

Resumo

A disseminação de cepas de Klebsiella pneumoniae apresentando um fenótipo de multirresistência (MR) ou resistência extrema (XDR) é um problema de saúde pública mundial que para países com uma alta prevalência de infecção tem adquirido um caráter endêmico. No Brasil, prévios estudos têm demonstrado que genótipos endêmicos, isolados em diversos centros hospitalares do país, estão associados com a expressão de carbapenemases do tipo KPC-2, com uma rápida adaptação de complexos clonais (CC) considerados de alto risco (ex., CC258). Adicionalmente, como agravante para a saúde pública, pesquisas recentes têm demonstrado a presença destes complexos clonais em ambientes aquáticos urbanos e animais de produção. Muito provavelmente, a versatilidade genética do CC258 tem contribuído neste processo de adaptação e persistência, nos diferentes ecossistemas até agora estudados, assim, cepas pertencendo ao CC258 são consideradas responsável pela disseminação global de KPC. Um outro evento mais recente tem sido o aparecimento de cepas produtoras da metalo-beta-lactamase NDM-1, globalmente disseminadas. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa do pan-resistoma de cepas de K. pneumoniae XDR (NDM-1/KPC-2), representativas do CC258 de alto risco, endêmico no Brasil. Cepas de K. pneumoniae KPC-2/ST340, previamente isoladas de casos clínicos, ambientes aquáticos urbanos e animais de produção, serão submetidas a sequenciamento do genoma total com posterior análise do pan-resistoma utilizando diferentes sequencias de draft e genomas completos (previamente publicados), assim como, estratégias e ferramentas de bioinformática para montagem e análises. Os resultados contribuirão com a criação de uma plataforma que poderá ser utilizada, para fins diagnóstico, terapêutico e controle epidemiológico, entre outros; elucidando "a priori" aspectos genéticos de adaptação, resistência e virulência de este clone endêmico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, EVELIN RODRIGUES; CASELLA, TIAGO; CAMPAGNARI BUENO, MARIA FERNANDA; FRANCISCO, GABRIELA RODRIGUES; TOLENTINO, FERNANDA MODESTO; TEGON DE FREITAS, ANA CAROLINA; CERDEIRA, LOUISE; COSTA, MONALISA NOGUEIRA; CEVADA, CARLA; LINCOPAN, NILTON; GARCIA, DOROTI DE OLIVEIRA; LELLES NOGUEIRA, MARA CORREA. Draft genome sequence of an aminoglycoside-resistant RmtD2-producing Enterobacter cloacae subsp cloacae ST395 in Brazil. JOURNAL OF GLOBAL ANTIMICROBIAL RESISTANCE, v. 10, p. 308-309, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.