Busca avançada
Ano de início
Entree

Há relação entre a força muscular do quadril, a rigidez passiva do quadril, a rigidez passiva do tornozelo e a magnitude de eversão do calcâneo durante a corrida?

Processo: 15/26825-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Viadanna Serrão
Beneficiário:Ila de Martin Velludo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Reabilitação (terapêutica médica)   Fisioterapia   Quadril   Tornozelo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecânica | fisioterapia | Reabilitação | Fisioterapia Esportiva

Resumo

A excessiva pronação subtalar (comumente menserada pela eversão do retropé) tem sido considerada um fator de risco para diversas lesões musculoesqueléticas do membro inferior na corrida. Assim, há um grande interesse dos profissionais da saúde em identificar variáveis clinicamente mensuráveis, e que sejam potencialmente modificáveis, que podem influenciar a magnitude de eversão do retropé. Potenciais fatores envolvidos com o aumento da eversão do retropé durante a fase de apoio da marcha são a força muscular e a rigidez passiva do quadril, bem como a rigidez passiva do tornozelo. No entanto, não foram encontrados estudos que tenham avaliado se esses fatores estão relacionados com a eversão do retropé durante a fase de apoio da corrida. O objetivo do estudo é avaliar se há relação entre a força dos músculos do quadril, a rigidez passiva do quadril e do tornozelo com a magnitude de eversão do retropé durante a fase de apoio da corrida em esteira ergométrica. Participarão 23 corredores sadios, de ambos os sexos, com idades de 18 a 35 anos, dos quais serão avaliados: a força isométrica de extensão e rotação lateral do quadril, por meio de um dinamômetro manual Lafayette Manual Muscle Test System (Lafayette Instruments, Lafayette, IN, USA), a rigidez passiva do quadril e do tornozelo por meio da análise da primeira resistência detectável (PRD) e o pico de eversão do retropé durante a corrida, utilizando o Qualisys Motion Capture System (Qualisys Medical AB, Suécia). Dependendo da distribuição dos dados, será utilizado o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman para a avaliação da associação entre as variáveis dependentes (pico de eversão do retropé) e independentes (força de extensão e rotação lateral do quadril, rigidez passiva do quadril e a rigidez passiva do tornozelo) (alfa = 0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)