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Efeitos do atraso sobre o decaimento de funções de valência condicionada e derivada

Processo: 15/24159-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 05 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Micah Ahmad
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/02550-9 - Correlatos neurofisiológicos de um traço de valência emergente, BE.EP.PD
Assunto(s):Análise do comportamento

Resumo

O condicionamento clássico mostra como pareamentos contingentes entre um estímulo neutro e um estímulo incondicionado (US) emocionalmente relevante pode resultar na aquisição por parte do estímulo neutro de alguma das funções de valência emocional do US. Valências estabelecidas por meio de pareamentos contingentes estímulo-estímulo (S-S) são chamadas de valências condicionadas. Um outro método pelo qual a valência dos estímulos pode ser estabelecida é por meio da transformação/generalização das funções dos estímulos (ToF) (Hayes, Barnes-Holmes & Roche, 2001; Hull, 1939). Brevemente, a transformação de funções refere-se a alteração das funções dos estímulos seguindo-se ao reforçamento de discriminações condicionais estímulo-estímulo na presença de um contexto que especifique a valência. Valências estabelecidas via transformação de função são conhecidas como 'valências derivadas' (Amd & Roche, 2015a). A presente proposta envolve estabelecer em estímulos valências condicionadas e derivadas em dois estudos, o que será seguido por uma avaliação da valência destes com um aplicativo de smartphones. No Estudo 1, 50 universitários serão expostos a procedimentos de condicionamento clássico envolvendo o pareamento de figuras abstratas com imagens eliciadoras de emoções. Os estímulos serão então apresentados aos participantes durante um período pré-determinado de intervalos semanais enquanto as auto-avaliações dos estímulos e registros de EEG serão coletados. O objetivo é determinar a taxa em que as auto-avaliações da valência dos estímulos diminuem em função do tempo. No Estudo 2, 50 universitários irão ser submetidos inicialmente a procedimento de reforço condicionado planejado para conferir valências específicas a figuras abstratas. Estas figuras serão então utilizadas como dicas no treino de relações estímulo-estímulo para o estabelecimento de classes funcionais. Todos os estímulos serão avaliados semanalmente, por auto-relato e EEG. A pesquisa proposta esclarecerá como estímulos com diferentes valências decrescem em seu potencial eliciador em função do tempo e, de modo geral, contribuirá para a compreensão do comportamento simbólico.

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMD, MICAH; PASSARELLI, DENISE APARECIDA. Dissociating preferences from evaluations following subliminal conditioning. ACTA PSYCHOLOGICA, v. 204, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
AMD, MICAH; MACHADO, ARMANDO; DE OLIVEIRA, MARLON ALEXANDRE; PASSARELLI, DENISE APARECIDA; DE ROSE, JULIO C. Effects of Nodal Distance on Conditioned Stimulus Valences Across Time. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, APR 10 2019. Citações Web of Science: 1.
AMD, MICAH; BAILLET, SYLVAIN. Neurophysiological Effects Associated With Subliminal Conditioning of Appetite Motivations. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, MAR 5 2019. Citações Web of Science: 1.
AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Assessing the Effects of a Relational Training Intervention on Fluid Intelligence Among a Sample of Socially Disadvantaged Children in Bangladesh. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 68, n. 2, p. 141-149, JUN 2018. Citações Web of Science: 1.
AMD, MICAH; DE OLIVEIRA, MARLON A.; PASSARELLI, DENISE A.; BALOG, LIVIA C.; DE ROSE, JULIO C. Effects of orientation and differential reinforcement II: transitivity and transfer across five-member sets. Behavioural Processes, v. 150, p. 8-16, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
AMD, MICAH; DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.; SILVEIRA, CAROLINA C.; POMPERMAIER, HENRIQUE M. Effects of orientation and differential reinforcement on transitive stimulus control. Behavioural Processes, v. 144, p. 58-65, NOV 2017. Citações Web of Science: 3.
AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Transforming valences through transitive inference: How are faces emotionally dissonant?. QUARTERLY JOURNAL OF EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY, v. 70, n. 12, p. 2478-2496, 2017. Citações Web of Science: 4.

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