Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos envolvidos na montagem e externalização de Zika Vírus em células humanas

Processo: 16/05945-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Luis Lamberti Pinto da Silva
Beneficiário:Roberta Maraninchi Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/02438-6 - Estudos com Bunyaviridae causadores de doença, AP.TEM
Assunto(s):Flavivirus   Vírus Zika   Virologia   Autofagia

Resumo

O Zika vírus (ZIKV) é um arbovirus emergente da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus transmitido por mosquitos Aedes. Apesar da sua importância emergente na saúde pública, ainda pouco se conhece sobre os mecanismos moleculares envolvidos no ciclo replicativo do ZIKV em célula humanas. Assim, no presente projeto, serão estudados os mecanismos de montagem e externalização do ZIKV, e a relação destes com mecanismos celulares de autofagia. Especificamente, iremos determinar os compartimentos celulares que servem de plataforma para montagem do ZIKV e investigar a participação de fatores da célula hospedeira neste processo. Também estudaremos o papel da maquinaria de autofagia na replicação viral e como o ZIKV interfere no fluxo autofágico. Embora a degradação autofágica componha o arsenal de defesa antiviral da célula, evidencia recente aponta para a possibilidade de que o ZIKV manipule a maquinaria autofágica celular para promover sua replicação. A autofagia tem papel importante no balanço energético celular e homeostase tecidual, sobretudo do tecido nervoso. Nesse sentido, o correto funcionamento de processos autofágicos tem sido apontado como necessário para o correto desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central. A possível relação da transmissão vertical do ZIKV com casos de microcefalia tem suscitado questões sobre possíveis mecanismos moleculares causadores da redução de massa encefálica fetal pelo ZIKV, e o entendimento de como o vírus altera o funcionamento da maquinaria de autofagia pode contribuir nesse sentido. Por fim, a melhor compreensão do ciclo replicativo do ZIKV poderá contribuir para a elaboração de estratégias visando inibir a atividade viral.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Roberta Maraninchi. Localização subcelular do vírus da Zika durante a infecção em células humanas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.