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Metas do consumidor: os efeitos do esgotamento do ego na implementação de intenções

Processo: 16/11464-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Afonso Mazzon
Beneficiário:Felipe Marinelli Affonso
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/23661-0 - Autocontrole e os Efeitos Negativos da Implementação de Intenções: Uma Perspectiva Pela Construal Level Theory, BE.EP.MS
Assunto(s):Psicologia do consumidor   Comportamento do consumidor   Ego   Escolha (teoria econômica)   Dieta saudável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumer goal pursuit | Consumer well-being | Ego-depletion | Implementation intentions | Self-regulation | Comportamento do Consumidor

Resumo

Nos últimos anos, grande quantidade de pesquisas foi desenvolvida em metas do consumidor. Esse projeto pretende contribuir para essa linha de pesquisa através da investigação da relação entre a implementação de intenções, o esgotamento do ego e a sua influência nas escolhas (consistentes com as metas) dos consumidores. Nós propomos três experimentos que investigam o efeito moderador do esgotamento do ego nos benefícios da implementação de intenções na realização de metas no contexto da alimentação saudável. Espera-se que os efeitos positivos da implementação de intenções nas escolhas dos consumidores sejam mediados pelo comprometimento e moderados pelo esgotamento do ego (estudo 1). Além disso, também propomos que essa relação é completamente mediada pela impulsividade e pela auto eficácia (estudo 2). Nós também estendemos essas proposições para uma tarefa de compra do consumidor, abrangendo escolhas sequenciais (ao invés de uma escolha única) e verificando o impacto diferencial da pressão do tempo na relação entre implementação de intenções e esgotamento do ego (estudo 3). Juntos, esses estudos oferecem uma visão compreensiva sobre os fatores subjacentes que influenciam como os consumidores se comportam no contexto da realização de metas, com potenciais contribuições teóricas e práticas para o bem estar e a psicologia do consumidor. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AFFONSO, FELIPE M.; JANISZEWSKI, CHRIS; BETTMAN, JAMES R.. Boundaries of Constructive Choice: On the Accessibility of Maximize Accuracy and Minimize Effort Goals. JOURNAL OF CONSUMER PSYCHOLOGY, v. 31, n. 2, p. 217-239, . (16/11464-6, 16/23661-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AFFONSO, Felipe Marinelli. Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo.. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.