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Memória ritual Ticuna e seus afetos

Processo: 16/15401-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 29 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Marta Rosa Amoroso
Beneficiário:Edson Tosta Matarezio Filho
Supervisor: Carlo Severi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:15/11526-9 - Do ponto de vista das moças, BP.PD
Assunto(s):Puberdade   Comportamento ritualístico   Corporeidade   Índios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afetos | Corporalidade | Puberdade | Ritual de Passagem | Ticuna | Ritual

Resumo

Esta proposta de estágio tem como uma de suas hipóteses a ideia de que é produtivo pensa o ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna como uma máquina de recalcamento da produção desejante das neófitas que por ele passam. Tudo indica que este recalcamento recairia nas alianças com seres não-humanos que aconteceram no tempo do mito e que o ritual, por meio de uma "profilaxia catártica", evitaria. Os seres não-humanos aparecem no ritual na figura dos mascarados, que tentam roubar as moças para si. Podemos nos perguntar se esta relação de aliança "demoníaca", que acontece com os mascarados no ritual, não teria implicações para os desejos e afetos que se espera das moças e na relação que ela estabelecerá com seus parentes? Neste sentido, podemos afirmar que o arrancamento ritual dos cabelos das neófitas é uma espécie de "castração simbólica"? A investigação se foca principalmente nas etapas do ritual, nos cantos, nos aconselhamentos e nas manipulações dos corpos das moças e dos festeiros. Mas também não prescinde de uma análise da memória das pessoas mais velhas com relação ao ritual e de uma observação das relações entre as moças e seus parentes mais próximos. Pretende-se empreender uma análise dos afetos - como, por exemplo, angústia, agressividade, medo, desejo, etc. - que perpassam e compões os corpos das moças e seus parentes.

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