Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do sistema de rastreio do olhar associado à percepção das placas de sinalização pelo condutor em função da velocidade desenvolvida

Processo: 16/13736-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Luiz Gustavo Buzon
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança no trânsito   Acidentes de trânsito   Rastreamento   Estradas   Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Percepção do condutor | Projeto de rodovia | Segurança Viária | Simulador de Direção | Sinalização horizontal | Sinalização vertical | simulação de direção

Resumo

É notório que o desenvolvimento de altas velocidades em rodovias é a causa de numerosos acidentes em todo o mundo. No Brasil, especialmente, a imprudência no trânsito se mostra extremamente nociva e fatal. Esse fato é facilmente percebido ao compararmos os índices brasileiros com os de países considerados desenvolvidos. Por exemplo, a relação brasileira entre o número de mortos em acidentes de trânsito e a frota total de veículos é dez vezes maior do que o mesmo índice calculado em países como a Suíça e a Suécia e oito vezes maior do que o mesmo índice do Japão, da Alemanha e da Grã-Bretanha. Dessa forma, tais dados respaldam a realização de pesquisas que tenham por finalidade a contribuição para a segurança viária no país. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da relação entre a atenção de condutores à sinalização vertical e a velocidade desenvolvida por estes nas vias. Para esse estudo, propõe-se o uso do Sistema de Rastreio do Olhar, presente no Simulador de Direção localizado na Seção Técnica de Informática (STI) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), para estudo da percepção de condutores voluntários às placas de sinalização vertical em um trecho simulado de 5 km da rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Simuladores de direção são ferramentas já amplamente utilizadas para avaliação do projeto geométrico de vias, da sinalização vertical de vias, etc. em vários países. Dessa forma, a presente proposta trata de um projeto de pesquisa de apoio à segurança viária, pois tem por objetivo o estudo da relação entre a velocidade desenvolvida pelo condutor e a atenção deste às placas de sinalização vertical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARIA IZABEL; OLIVEIRA, PAULO TADEU M. S.; LAROCCA, ANA PAULA C.. Investigation the Influence of Risk Factors on the Occurrence of Road Accidents Using the Driver Performance Model. TRANSPORTATION IN DEVELOPING ECONOMIES, v. 8, n. 1, . (16/13736-3, 13/25034-5)
BUZON, LUIZ GUSTAVO; FIGUEIRA, AURENICE C.; LAROCCA, ANA PAULA C.; OLIVEIRA, PAULO TADEU M. S.. Effect of Speed on Driver's Visual Attention: A Study Using a Driving Simulator. TRANSPORTATION IN DEVELOPING ECONOMIES, v. 8, n. 1, . (13/25034-5, 16/13736-3)