Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre a infecção gestacional por Zika vírus (ZIKV) e alterações na acuidade visual e percepção de cores em infantes até três anos de idade

Processo: 16/14793-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Luiz Claudio Portnoi Baran
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/26818-2 - Desenvolvimento e implantação de métodos de avaliação visual: aplicações clínicas e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Percepção de cor   Retina   Vírus Zika   Acuidade visual   Microcefalia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acuidade visual | Microcefalia | percepção de cores | retina | Zika vírus | Zikv | Neurociências e comportamento

Resumo

O vírus Zika (ZIKV) é um flavivirus, assim como o vírus da dengue, e, assim como esse, também é transmitido pelos mosquitos do gênero Aedes, especialmente o Aedes aegypti. Até 2007 não havia registro de casos de Zika fora do continente africano, nesse ano noticiou-se infecções na Ilha Yap, na micronésia. Entre o fim de 2014 e o início de 2015 foram registrados os primeiros casos no Brasil e em fevereiro de 2016, o vírus já se espalhara por 22 estados da federação, com a recente confirmação de que pode causar microcefalia. Já houve registros de danos oftalmológicos causados pelo ZIKV como anomalias no fundo do olho e no disco óptico. Há também estudos que mostram que o vírus da dengue, parente próximo do ZIKV pode causar maculopatia. Dessa forma, o presente estudo se propõe a avaliar as possíveis alterações na acuidade visual e na percepção de cores em crianças de aproximadamente três meses a três anos de idade, cujas mães foram infectadas pelo ZIKV, utilizando, respectivamente, o Teste de Cartões de Acuidade Visual de Teller e o CCT Kids. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORTNOI BARAN, LUIZ CLAUDIO; LIMA, DIEGO DA SILVA; DA COSTA, MARCELO FERNANDES; TABARES, HEYDI SEGUNDO; DA SILVA, LEONARDO APARECIDO; DIAS, SARAH LEONARDO; ZIN, ANDREA; VENTURA, DORA FIX. Visual Acuity alterations in Congenital Zika Syndrome (CZS) children from Rio de Janeiro. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 61, n. 7, p. 3-pg., . (14/26818-2, 16/24631-8, 16/14793-0, 16/22007-5, 16/04538-3)
LIMA, DIEGO DA SILVA; PORTNOI BARAN, LUIZ CLAUDIO; HAMER, RUSSELL DAVID; DA COSTA, MARCELO FERNANDES; VIDAL, KALLENE SUMMER; DAMICO, FRANCISCO MAX; SALGUEIRO BARBONI, MIRELLA TELLES; RODRIGUES DE MATOS FRANCA, VALTENICE DE CASSIA; GOMES MARTINS, CRISTIANE MARIA; TABARES, HEYDI SEGUNDO; et al. Longitudinal visual acuity development in ZIKV-exposed children. JOURNAL OF AAPOS, v. 24, n. 1, . (14/26818-2, 16/22007-5, 16/14793-0, 13/05942-4, 16/24631-8, 17/16948-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARAN, Luiz Claudio Portnoi. Relação entre a infecção gestacional por Zika vírus (ZIKV) e alterações na acuidade visual e desenvolvimento visual em bebês e crianças de duas coortes: Jundiaí e Rio de Janeiro. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.