Bolsa 16/14845-0 - Transtorno autístico, Inclusão - BV FAPESP
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Gamificação aplicada à redução do estigma direcionado a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular

Processo: 16/14845-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Izadora Ribeiro Perkoski
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Inclusão   Ludificação   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | gamificação | Inclusão | intervenção com pares | Educação Especial

Resumo

O presente projeto mantém o objetivo de criar uma ferramenta de intervenção baseada em evidências, avaliada de forma empírica em sua efetividade e na generalização dos resultados, que tenha caráter lúdico, envolvente e mantenha alto o engajamento dos participantes. Devido a resultados preliminares de revisão sistemática conduzida na literatura, optou-se por substituir o desenvolvimento de um software pelo planejamento de uma contingência de interação que promova ensino de habilidades de relacionamento das crianças com desenvolvimento típico com as crianças com TEA. O uso de gamificação permite que o ambiente de ensino tenha maior similaridade com o ambiente real no qual essas interações ocorrerão naturalmente. O uso da gamificação de forma mais ampla também permite o desenvolvimento de novos procedimentos para o planejamento deste tipo de intervenção, caracterizando boa possibilidade de inovação tecnológica. Para o desenvolvimento dessa proposta, será elaborada uma tese composta de cinco artigos: o primeiro é uma operacionalização comportamental do conceito de estigma, utilizando revisão sistemática e análise conceitual. O segundo é uma revisão sistemática dos procedimentos de ensino mais frequentemente adotados para reduzir o estigma direcionado a estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento. O terceiro é a definição dos objetivos de ensino da ferramenta de intervenção, com base nos procedimentos comportamentais de definição e decomposição de comportamentos-alvo. O quarto é a descrição do procedimento de desenvolvimento da ferramenta e avaliação do piloto. O último artigo é o relato dos resultados da avaliação empírica da ferramenta, usando delineamento de sujeito único, em ambiente natural (escola com turmas inclusivas). Para a qualificação serão apresentados os quatro primeiros artigos.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MULE, SIMON NGAO; GOMES, VINICIUS DE MORAIS; WAILEMANN, ROSANGELA A. M.; MACEDO-DA-SILVA, JANAINA; ROSA-FERNANDES, LIVIA; LARSEN, MARTIN R.; LABRIOLA, LETICIA; PALMISANO, GIUSEPPE. HSPB1 influences mitochondrial respiration in ER-stressed beta cells. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1869, n. 9, . (17/04032-5, 14/02745-6, 17/03618-6, 18/18257-1, 16/04676-7, 20/04923-0, 16/14845-0, 13/07937-8, 18/15549-1, 21/00507-4)
PERKOSKI, IZADORA RIBEIRO; DAHAS, LIANE JORGE DE SOUZA; HAMILTON, LUANA FLOR TAVARES; RODRIGUES, BERNARDO DUTRA. Social Justice and the Political Organization of Behavior Analysts: Changing the Institutional Practices of a Brazilian Association. BEHAVIOR ANALYSIS IN PRACTICE, v. N/A, p. 15-pg., . (17/17008-5, 16/14845-0)

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