Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem baseada em serviços ecossistêmicos para planejar e avaliar a reabilitação de áreas degradadas em mineração

Processo: 17/10557-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 11 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 10 de março de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas
Pesquisador responsável:Luis Enrique Sánchez
Beneficiário:Luis Enrique Sánchez
Anfitrião: Angus Morrison-Saunders
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Murdoch University, Austrália  
Assunto(s):Serviços ambientais   Restauração ecológica   Bauxita   Mineração

Resumo

O conceito de serviços ecossistêmicos - atualmente aplicado a vários contextos decisórios e de planejamento - pode ser empregado para avaliar os resultados de reabilitação de áreas degradadas na mineração. Uma ferramenta denominada Ecosystem Services Approach to Rehabilitation (ESAR) está sendo desenvolvida e testada em duas minas de bauxita, localizadas em Juruti (Brasil) e Pinjarra (Austrália). Nos dois casos, a mineração em tiras permite que a reabilitação avance concomitantemente ao avanço da lavra, o que, aliado à longa vida útil (da ordem de décadas) favorece a adoção de uma abordagem adaptativa de gestão ambiental. A mina de Juruti está em operação desde 2009, enquanto as minas australianas têm uma longa história de reabilitação, que têm sido objeto de monitoramento e avaliação. Em ambos os casos, a reabilitação objetiva restaurar estrutura e função dos respectivos ecossistemas florestais. Avaliar em que medida tais esforços também resultam na restauração de serviços ecossistêmicos, favorecendo beneficiários locais e globais, é um dos resultados esperados do ESAR. Alguns serviços ecossistêmicos e seus indicadores são selecionados em cada caso e relacionados a indicadores e dados de monitoramento coletados pelas empresas, atendendo a requisitos legais ou gerenciais (como crescimento de vegetação e diversidade florística). O componente da pesquisa descrito nesta proposta objetiva realizar uma apreciação crítica da versão revisada do ESAR (depois de seu teste na Austrália), aperfeiçoar seus componentes e identificar suas limitações. O ESAR será submetido a uma avaliação por pares por meio de um questionário enviado a especialistas e uma oficina de trabalho reunindo pesquisadores e especialistas do governo e da indústria.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, JOSIANNE C. S.; MORRISON-SAUNDERS, ANGUS; HUGHES, MICHAEL; SANCHEZ, LUIS E. Planning mine restoration through ecosystem services to enhance community engagement and deliver social benefits. RESTORATION ECOLOGY, v. 28, n. 4 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
SALES ROSA, JOSIANNE CLAUDIA; GENELETTI, DAVIDE; MORRISON-SAUNDERS, ANGUS; SANCHEZ, LUIS ENRIQUE; HUGHES, MICHAEL. To what extent can mine rehabilitation restore recreational use of forest land? Learning from 50 years of practice in southwest Australia. LAND USE POLICY, v. 90, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.