Busca avançada
Ano de início
Entree

Trocadores de Na+/Ca2+: relação entre estrutura e função

Processo: 17/05614-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Roberto Kopke Salinas
Beneficiário:Phelipe Augusto Mariano Vitale
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia estrutural   Trocador de sódio e cálcio   Proteínas da membrana   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Proteínas de membrana correspondem a cerca de 30% dos genes de organismos eucarióticos e procarióticos, e a aproximadamente 60% dos alvos para o desenvolvimento de novas drogas. Apesar disso, as proteínas de membrana correspondem a cerca de 3% das estruturas depositadas no PDB. Os trocadores de Na+/Ca2+ (NCX) são proteínas de membrana absolutamente essenciais para a manutenção da homeostase de Ca2+ em diferentes tipos de células. Eles contém 10 hélices transmembranares e uma grande alça citoplasmática. O domínio transmembranar é responsável pelo transporte de Na+ e Ca2+ através da bicamada lipídica, enquanto que a alça intracelular é responsável pela regulação alostérica do trocador: a ligação de Ca2+ em dois domínios sensores (CBD1 e CBD2) ativa os NCX. Este caráter multifacetado torna a caracterização estrutural dos NCX ainda mais difícil. De fato, apesar da reconhecida importância fisiológica, pouco se conhece sobre a estrutura tridimensional dos NCX, e o mecanismo de regulação alostérica permanece pouco compreendido. Neste projeto propomos combinar estudos funcionais e estruturais a fim de obter informações mecanísticas sobre o transporte e regulação dos trocadores NCX. Para tanto realizaremos medidas de transporte de Ca2+ em células eucarióticas envolvendo trocadores NCX selvagem e mutantes. Produziremos amostras do trocador procariótico e/ou eucariótico com o objetivo de realizar estudos estruturais por RMN em solução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
V.V. DE SOUZA; P.A.M. VITALE; F.H. FLORENZANO; R.K. SALINAS; I.M. CUCCOVIA. A novel method for DNA delivery into bacteria using cationic copolymers. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 54, n. 5, p. -, 2021. Citações Web of Science: 0.
CARDOSO, MARCUS V. C.; RIVERA, JOSE D.; VITALE, PHELIPE A. M.; DEGENHARDT, MAXIMILIA F. S.; ABIKO, LAYARA A.; OLIVEIRA, CRISTIANO L. P.; SALINAS, ROBERTO K. CALX-CBD1 Ca2+-Binding Cooperativity Studied by NMR Spectroscopy and ITC with Bayesian Statistics. BIOPHYSICAL JOURNAL, v. 119, n. 2, p. 337-348, JUL 21 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.