Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos Sistemáticos do Subgênero Microculex de Culex (Diptera: Culicidae) ocorrentes no Brasil

Processo: 17/02342-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mauro Toledo Marrelli
Beneficiário:Rafael de Oliveira Christe
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Culicidae   Sistemática

Resumo

Os mosquitos do subgênero Microculex (Culex) (Diptera: Culicidae) pertencem a um grupo composto de espécies associadas quase que exclusivamente a bromélias como seus criadouros. Nas últimas décadas estamos presenciando o aumento desordenado da ocupação humana em áreas silvestres e de proteção ambiental. Conforme esse processo de invasão avança, o homem entra em contato com organismos que antes permaneciam restritos ao ambiente selvagem. Apesar de nenhuma espécie deste subgênero ser incriminada como vetora de agentes etiológicos para humanos, seu papel na manutenção de ciclos enzoóticos é completamente desconhecido e estudos que tratam de sua taxonomia carecem de revisão. A cada ano torna-se mais raro a propagação do conhecimento especializado em taxonomia, e as dificuldades geradas a partir da incapacidade de reconhecer um espécime vetor de um não-vetor, pode acarretar em estratégias falhas de combate a espécies vetoras. O subgênero Microculex foi alvo de poucos estudos, e nas últimas décadas praticamente nenhum conhecimento foi adquirido a respeito de sua biologia, ecologia e distribuição geográfica. Uma revisão taxonomica e filogênetica do subgênero esclarecerá a possibilidade de novas espécies e espécies-cripticas propostas por trabalhos anteriores, além da escasses de dados moleculares disponíveis para este subgenêro. Este projeto visa (1) realizar um estudo sistemático aprofundado por meio de caracteres morfológicos da genitália masculina, imprescindíveis para a concepção de chaves de identificação; (2) por meio de marcadores morfometricos alares desenvolver um banco de dados capazes de separar espécies crípticas (3) Com o auxílio de marcadores moleculares CO1 esclarecer questões acerca da taxonomia e acrescimento de dados moleculares, que para este subgênero são escassos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-CHRISTE, RAFAEL; BRUNO WILKE, ANDRE BARRETTO; MARRELLI, MAURO TOLEDO. Microgeographic Wing-Shape Variation in Aedes albopictus and Aedes scapularis (Diptera: Culicidae) Populations. INSECTS, v. 11, n. 12 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
OLIVEIRA-CHRISTE, RAFAEL; MEDEIROS-SOUSA, ANTONIO RALPH; FERNANDES, ARISTIDES; CERETTI-JUNIOR, WALTER; MARRELLI, MAURO TOLEDO. Distribution of Culex (Microculex) (Diptera: Culicidae) in forest cover gradients. Acta Tropica, v. 202, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.