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Ampliação do comportamento de falante e ouvinte em crianças com repertório verbal mínimo

Processo: 17/14311-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Thais de Souza Mascotti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Análise do comportamento   Comportamento verbal   Ensino   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | comportamento verbal | Desordem do espectro da neuropatia auditiva | ensino | Instrução por Múltiplos Exemplares | Transtorno do Espectro Autista | Comportamento verbal

Resumo

O planejamento de programas instrucionais em comportamento verbal requer conhecer sob quais condições a aquisição dos repertórios de ouvinte e falante pode ser otimizada, assim como os efeitos dos procedimentos de ensino no refinamento desses repertórios. O objetivo do presente estudo será estabelecer, por meio do ensino por único (SEI) e múltiplos exemplares (MEI), comportamento de ouvinte baseado em seleção e comportamento de falante (tato e ecoico) com substantivos. Participarão quatro crianças, duas com diagnóstico de Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) e duas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Serão realizados três pré-testes dos repertórios de ouvinte (baseado em seleção) e de falante (tato e ecoico); em seguida, os participantes passarão pelo ensino de seleção para um conjunto de estímulos, seguido de um teste para os operantes verbais não ensinados diretamente (ecoico e tato) para o mesmo conjunto; o ensino por MEI será realizado para um segundo conjunto de estímulos e serão testados os mesmos operantes verbais sondados anteriormente para o primeiro conjunto (ecoico e tato); por fim, será ensinada seleção para um terceiro conjunto de estímulos e testados os operantes verbais não ensinados diretamente (ecoico e tato) para o terceiro conjunto. Os resultados consistentes com o previsto demostrarão se, após o ensino por MEI, apenas o treino de ouvinte será capaz de gerar o repertório de falante. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASCOTTI, Thais de Souza. Ampliação do comportamento de falante e ouvinte em crianças com repertório verbal mínimo via instrução por múltiplos exemplares. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.