Educação como desbarbarização: a crítica ao fascismo nas reflexões filosófico-educ...
A gênese e significado do conceito de fascismo para os estudos críticos de Theodor...
A compreensão do fascismo à luz do pensamento crítico de Adorno
Processo: | 17/24154-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2018 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2019 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Ética |
Pesquisador responsável: | Sinésio Ferraz Bueno |
Beneficiário: | Cristian Chaves Rodrigues |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação Teoria crítica Fascismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Adorno | Educação | Fascismo | Teoria Crítica | Teoria crítica |
Resumo Theodor Adorno, filósofo da chamada Teoria Crítica, desenvolveu uma análise particularmente fecunda para a compreensão do fenômeno do fascismo. Diferente de outros autores da filosofia política como Hannah Arendt, Adorno não partiu da análise do fascismo como um evento meramente político, marcado por matrizes históricas e conjunturais. A originalidade de sua perspectiva diante do fenômeno do fascismo é analisá-lo sobre suas bases psicológicas, sinalizando o desenvolvimento da cultura autoritária sobre o baluarte psíquico do homem. Dessa forma, ele e seus colaboradores puderam se debruçar sobre os traços fascistas ou sobre a mentalidade fascista presentes, de forma ostensiva ou velada, nas sociedades modernas democráticas. Sob esta perspectiva, Adorno pôde ampliar o escopo de análise sobre a natureza e a dimensão do fascismo e identificar suas marcas em organizações sociais de regimes democráticos. Este trabalho propõe a definição e análise do conceito de fascismo na obra de Theodor Adorno, bem como de suas inflexões, como a ideia de ambivalência e impostura. A partir dessa investigação, nosso objetivo é identificar, a partir dessas formulações, o significado da educação como processo de "desbarbarização" tal como definida pelo filósofo. Assim, pretendemos articular a percepção teórica do fenômeno do fascismo a partir dos trabalhos de Adorno com a sua contribuição para uma proposta de continência da personalidade fascista, mormente a importância da educação como processo formativo de resistência à regressão da autonomia intelectual. (AU) | |
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