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A incorporação de experiências de participação em musicar local: a pesquisa audiovisual na cena DIY de São Paulo

Processo: 17/21107-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Beneficiário:Mihai Andrei Leaha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05318-7 - O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia, AP.TEM
Assunto(s):Antropologia visual   Filme etnográfico   Interpretação musical   Harmonia (música)   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antropologia sensorial | antropologia visual | Cena Musical | filme etnográfico | Musicar Local | Antropologia Visual / Etnomusicologia

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar a natureza da "incorporação de experiências" de participação da música local e perguntar como essas experiências se relacionam com "sentimentos de pertença" à cena local de São Paulo. Uma cena musical local é uma cena marginal, independente, composta por um número relativamente pequeno de pessoas (envolvendo produtores locais, artistas e ouvintes), que são conectadas principalmente por um conjunto comum de gostos musicais. Essas comunidades manifestam interesse e envolvimento em sua cena por frequência regular a eventos musicais locais autogeridos. Participar nesses eventos envolve não só interações verbais, mas também multissensoriais. A pesquisa visa descobrir como essas interações multissensoriais estão formando experiências incorporadas de participação na música local. Portanto, sugere-se o uso do filme antropológico como um método de pesquisa para descrever as interações multissensoriais que ocorrem em um evento de música local. Além disso, a pesquisa pretende descobrir como os membros da cena local "DIY", dão continuidade a seus engajamentos musicais em suas vidas cotidianas, quer em ambientes físicos ou virtuais. O uso da metodologia antropológica sensorial, digital e gráfica tem como objetivo investigar como as práticas musicais da vida cotidiana formam experiências incorporadas que podem ser traduzidas em sentimentos de pertencimento a essa cena particular. A proposta de pesquisa também pretende analisar a conexão entre esses "sentimentos de pertencimento" ligados a uma cena particular e a produção da localidade entendida como "estruturas de sentimentos". Finalmente, pergunta-se como a incorporação de experiências na participação no musical local constrói localidade, mas também como a localidade é moldada não apenas por um sentimento de pertença, mas por suas reações e rejeições a outras localidades. (AU)

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