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O uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais no ensino de física

Processo: 17/13805-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Garcia de Carvalho
Beneficiário:Carinna Nunes Tulha
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | jogos digitais | Laboratórios Remotos | ensino

Resumo

Laboratórios remotos e jogos digitais são ferramentas que podem contribuir para o ensino de Ciências. Enquanto os laboratórios remotos são experimentos reais que podem ser acessados remotamente via internet, os jogos digitais envolvem simulações virtuais que apresentam competição, desafios e recompensas que podem influenciar na forma de aprender. Dessa forma, a integração de laboratórios remotos com jogos digitais pode criar uma sinergia entre essas tecnologias e levar a uma nova ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem. Neste projeto, pretendemos estudar esse processo de integração para desenvolver um jogo digital integrado a um laboratório remoto para ser usado no ensino do efeito fotovoltaico. A ferramenta desenvolvida será aplicada em turmas de alunos do Ensino Médio. A eficiência dessa ferramenta será avaliada por meio de questionário aplicado aos alunos que usaram o jogo digital. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TULHA, Carinna Nunes. Uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais para o ensino de física. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Limeira, SP.