Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do perfil microbiológico e endotóxico de pacientes com periodontite crônica e envolvimento endodôntico secundário submetidos à terapia endodôntica

Processo: 17/18838-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes
Beneficiário:Lidiane Mendes Louzada
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/23479-5 - Microbiomas e aspectos imunobiológicos nas infecções endodônticas, AP.TEM
Assunto(s):Bactérias   Periodontite

Resumo

Apesar de existir uma extensa literatura quanto à microbiota associada a lesões periodontais, e a lesões endodônticas separadamente, poucos estudos se dedicaram a investigação da microbiota de lesões combinadas, ou seja, de lesões endoperiodontais (LEP), particularmente de dentes com doença periodontal crônica e envolvimento endodôntico secundário. Os objetivos do presente estudo são: 1) Detectar a presença, os níveis e as proporções de determinadas espécies bacterianas em canais radiculares (CR) e bolsas periodontais (BP) de dentes com dentes com doença periodontal crônica e envolvimento endodôntico secundário; 2) Investigar e quantificar a presença de endotoxinas (LPS) e de acido lipoteicóico (LTA) no CR e BP; 3) Correlacionar microrganismos (MO) específicos e níveis de LPS/LTA com os aspectos clínicos e radiográficos dos dentes envolvidos. Serão selecionados 10 pacientes com dentes com polpas vitais e BP associadas, caracterizando o envolvimento endoperiodontal. Amostras serão coletadas com cones de papel estéreis/ apirogênicos dos CR e BP e congeladas para futuras análises. Os MO destes 2 sítios serão identificados através das técnicas moleculares Nested-PCR e Checkerboard. A quantificação de LPS e de LTA em ambos os sítios será realizada através do método de LAL e ELISA, respectivamente. Todos os resultados obtidos, assim como os aspectos clínicos e radiográficos dos dentes envolvidos, serão tabulados em Excel e posteriormente analisados estatisticamente por softwares específicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUZADA, LIDIANE M.; ARRUDA-VASCONCELOS, RODRIGO; DUQUE, THAIS M.; CASARIN, V, RENATO C.; FERES, MAGDA; GOMES, BRENDA P. F. A.. Clinical Investigation of Microbial Profile and Levels of Endotoxins and Lipoteichoic Acid at Different Phases of the Endodontic Treatment in Teeth with Vital Pulp and Associated Periodontal Disease. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 46, n. 6, p. 736-747, . (17/18838-1, 15/23479-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOUZADA, Lidiane Mendes. Estudo clínico do perfil microbiológico, de LPS e de LTA em dentes com vitalidade pulpar associados à doença periodontal. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.