Busca avançada
Ano de início
Entree

Pequenos RNAs não codificadores como reguladores chave no câncer de tireóide

Processo: 18/06138-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Mateus de Camargo Barros Filho
Supervisor no Exterior: Wan L. Lam
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : BC Cancer Agency, Canadá  
Vinculado à bolsa:15/17707-5 - Desenvolvimento de métodos moleculares úteis para o diagnóstico diferencial de nódulos da tireóide, BP.PD
Assunto(s):Oncologia   Nódulo da glândula tireoide   Neoplasias da glândula tireoide   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Metilação de DNA

Resumo

O diagnóstico diferencial de nódulos tireoidianos é desafiador e muitos pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos desnecessários. Durante o período de pós-doutorado, desenvolvemos um algoritmo de diagnóstico baseado na metilação do DNA (conversão de DNA por bissulfito seguido de pirosequenciamento) e testamos uma ferramenta baseada em RNA mensageiros (RT-qPCR) em biópsias de lesões da tireoide. Adicionalmente, caracterizamos microRNAs (miRNAs) potencialmente regulados pela metilação de DNA no carcinoma papilífero de tireoide (CPT). O objetivo deste estágio BEPE é explorar ainda mais o papel de pequenos RNAs não-codificantes (sncRNA) e seu uso potencial no diagnóstico de câncer de tireoide em colaboração com o Dr. Wan L. Lam, do British Columbia Cancer Research Centre, Vancouver, Canadá. O grupo do Dr. Lam tem sólida experiência em bioinformática e RNA não codificante em diferentes tipos de tumores. Este conhecimento adicionado aos nossos dados moleculares anteriores em câncer de tireoide tem alto potencial para revelar sncRNA altamente específico nestas lesões (novos e já descritos) usando dados de sequenciamento de banco de dados público (TCGA). Como estamos atualmente extraindo DNA e RNA total de lâminas provenientes de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) com resultados indeterminados, pretendemos elaborar uma nova ferramenta molecular de diagnóstico que avalie sncRNAs, uma vez que esta é uma fração de RNA muito estável que pode ser facilmente medida em nossas amostras arquivadas. Além disso, pretendemos usar e aprimorar uma metodologia que implementamos para identificar miRNAs "reguladores chave", permitindo a detecção do miRNA mais impactante na alteração do transcriptoma do CPT. Experimentos in vitro usando miRNA mimics e antagomiRs também serão conduzidos para corroborar com esta estratégia, que pode ser útil para desenvolver novas terapias baseadas na inibição de miRNAs. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS-FILHO, MATEUS CAMARGO; PEWARCHU, MICHELLE; MINATEL, BRENDA DE CARVALHO; SAGE, ADAM P.; MARSHALL, ERIN A.; MARTINEZ, VICTOR D.; ROCK, LEIGHA D.; MACAULAY, GAVIN; KOWALSKI, LUIZ PAULO; ROGATTO, SILVIA REGINA; GARNIS, CATHIE; LAM, WAN L. Previously undescribed thyroid-specific miRNA sequences in papillary thyroid carcinoma. JOURNAL OF HUMAN GENETICS, v. 64, n. 5, p. 505-508, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.