Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes e proteínas anti e pró-apoptóticas em células endoteliais de aorta de coelho resistentes ao anoikis após silenciamento do gene PIK3CA (fosfatidilinositol-3-quinase, subunidade catalítica alfa)

Processo: 18/04468-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Cristina Lopes de Azevedo
Beneficiário:Amanda da Silva Cruz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Células endoteliais   Transdução de sinais   Apoptose   Anoikis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anoikis | Apoptose | célula endotelial | Pi3K | sinalização celular

Resumo

Anoikis é um tipo de morte celular regulada que ocorre por falta de adesão ou adesão inadequada da célula à matriz extracelular (MEC). Muitas células tumorais são resistentes ao anoikis e isso facilita a invasão dessas células contribuindo para a metástase tumoral. Apesar de ser um processo importante, os mecanismos envolvidos na regulação da resistência ao anoikis ainda não estão completamente elucidados. Dados anteriores do nosso laboratório mostraram que as células endoteliais resistentes ao anoikis apresentam alterações morfológicas, alta taxa de proliferação, baixa adesão à fibronectina, laminina e colágeno IV e desregulação do ciclo celular. Além disso, as linhagens celulares resistentes ao anoikis exibem um elevado potencial invasivo, baixa taxa de apoptose, aumento na expressão de sindecam-4 e de Heparanase, bem como um aumento na expressão de PI3K, Akt, ERK e H-ras. A sinalização alterada de PI3K pode contribuir para o desenvolvimento do câncer. O objetivo deste estudo é avaliar o papel do gene PIK3CA que codifica a subunidade p110 alfa de PI3K na expressão genica e proteica de moléculas envolvidas na regulação de apoptose em células endoteliais resistentes ao anoikis, pois a compreensão dos mecanismos apoptóticos nestas células permitirá o desenvolvimento de novas estratégias no tratamento do câncer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)