Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de crosstalk PD-1 e Tim-3 em linfócitos infiltrantes do tumor

Processo: 18/07672-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 27 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 26 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Edenir Inêz Palmero
Beneficiário:Lidia Maria Rebolho Batista Arantes
Supervisor: Robert Louis Ferris
Instituição Sede: Hospital do Câncer de Barretos. Barretos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Pittsburgh (Pitt), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/12990-0 - Metilação como mecanismo de modulação da resposta a inibidores de EGFR em em Carcinoma de Cabeça e Pescoço, BP.PD
Assunto(s):Imunoterapia   Neoplasias de cabeça e pescoço   PD-1
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Checkpoint inhibitors | head and neck cancer | Immunotherapy | Pd-1 | Tim-3 | Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Resumo

A morte programada-1 (PD-1) e a proteína Ig dos domínios de mucina e imunoglobulina de célula T (Tim-3) são receptores do checkpoint imunológico que são expressos em linfócitos infiltrantes de tumor (TIL) em camundongos portadores de tumores e humanos. Como as taxas de resposta do anti-PD-1 como agente único são apenas <20% nos pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC), é importante entender como múltiplos receptores de checkpoint inibitório mantêm a imunidade celular suprimida. Um desses receptores, Tim-3, ativa as vias proliferativas descendentes através de Akt/S6 e é altamente expresso em TIL disfuncional. No entanto, não se sabe se há cross-talk molecular entre PD-1 e Tim-3, que é uma questão relevante, já que observamos uma população dupla positiva proeminente de células T CD8 + em linfócitos infiltrados de tumor de pacientes com HNSCC. Na maioria dos casos, a aquisição de vários inibidores de checkpoint está associada a um comprometimento funcional mais grave do que a expressão de apenas uma dessas proteínas inibitórias. Dada a frequente co-expressão de PD-1 e Tim-3 em pacientes com HNSCC, o potencial de cross-talk entre essa via de sinalização, também conhecida por regular a expressão e função de Tim-3, motiva essa proposta. Nossa hipótese é que PD-1 e Tim-3 trabalham cooperativamente para controlar a função do TIL exaurido/efetor, e que a modulação do crosstalk PD-1 e Tim-3 através do PI3K/Akt/mTOR aumentará a ativação das células T. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, LIDIA MARIA REBOLHO BATISTA; SILVA-OLIVEIRA, RENATO JOSE; DE CARVALHO, ANA CAROLINA; MELENDEZ, MATIAS ELISEO; SORROCHE, BRUNA PEREIRA; TEIXEIRA, RENAN DE JESUS; TOSTES, KATIANE; PALMERO, EDENIR INEZ; REIS, RUI MANUEL; CARVALHO, ANDRE LOPES. Unveiling the role of MGMT and DAPK hypermethylation in response to anti-EGFR agents: Molecular insights for advancing HNSCC treatment. HEAD AND NECK-JOURNAL FOR THE SCIENCES AND SPECIALTIES OF THE HEAD AND NECK, v. 46, n. 3, p. 12-pg., . (15/12990-0, 17/26961-8, 18/07672-8, 16/03706-0)