Busca avançada
Ano de início
Entree

O que você realmente sabe sobre genética? Uma percepção das demandas educacionais de estudantes do ensino médio

Processo: 18/08041-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Marielly de Campos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/16661-1 - Cromossomos sexuais, cromossomos B e seus enigmas: sistemas modelo para estudos de evolução cromossômica e genômica, AP.TEM
Assunto(s):Biologia molecular   Ensino e aprendizagem   Ensino de ciências   Currículo de ensino médio   Material didático   Divulgação científica   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Biologia molecular | conteúdos programáticos | ensino | Genética Básica | temas estruturadores | Ciência e Educação

Resumo

O efetivo envolvimento de estudantes em abordagens voltadas à aprendizagem, especialmente no ensino médio, é um grande desafio. Esse fato pode ser correlacionado a diversas circunstâncias, como ausência de atividades inovadoras e práticas em sala de aula, infraestrutura escolar inadequada, excessivo número de estudantes por classe e até mesmo baixa qualificação de professores. Como a Ciência e suas Tecnologias têm uma grande importância para a instrução crítica das pessoas, estas devem ser adequadamente transmitidas para todos os níveis de ensino. Dado que atividades de educação e divulgação científica não devem ser assumidas somente pela escola básica, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um levantamento de dados, entre estudantes do ensino médio de escolas públicas que fazem parte da Regional de Ensino da Cidade de Botucatu, SP, que compreende 32 instituições, a fim de salientar conteúdos curriculares de Genética que mostram-se de maior dificuldade para aprendizagem e que geram maior curiosidade e gerar um material educativo baseado em tais assuntos. As ações propostas subsidiam não somente atividades de popularização científica como também consolidam a universidade como uma instituição de ensino e pesquisa e auxiliam na resolução de problemas de desigualdade social, encontrando-se em conformidade com políticas nacionais para a educação básica, cujo objetivo é transpor dados de Ciência e Tecnologia para a escola básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)