Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutenção, portabilidade e implementação da análise particional aplicada à orquestração na Sonic Object Analysis Library (SOAL)

Processo: 18/04229-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Charles de Paiva Santana
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia   Música computacional   Orquestração   Análise musical

Resumo

Embora o desenvolvimento de programas de orquestração assistida por computador tenha começado a oferecer ao compositor várias ferramentas práticas, a literatura apresenta poucas propostas de um método para analisar a orquestração como agente da forma musical e sua respectiva percepção. Este projeto propõe uma abordagem teórica experimental onde a textura é considerada como uma dimensão qualitativa da orquestração. Nossa metodologia é baseada em um modelo matemático da teoria das partições que permitiria a inferência da complexidade relativa de uma textura e seu respectivo impacto na percepção. Propomos implementar este modelo como uma ferramenta da Sonic Object Analysis Library (SOAL), uma toolkit de análise assistida por computador desenvolvida para o ambiente OpenMusic. Este projeto envolve a manutenção (updates, resolução de bugs e documentação) e a portabilidade (para outros ambientes computacionais como Python e MATLAB) da SOAL, assim como a investigação de estudos de caso para aplicação e validação da abordagem experimental. (AU)