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La ciudad que huye: o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires

Processo: 18/15067-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Josianne Francia Cerasoli
Beneficiário:Suelen Caldas de Sousa Simião
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12423-0 - "La ciudad que huye": o cinema e a expressão de bairros e condomínios fechados na região metropolitana de Buenos Aires, a partir de 1970, BE.EP.DR
Assunto(s):História urbana   História do cinema   Região metropolitana   Bairros   Condomínios fechados   Buenos Aires   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade (história) | cinema (História) | Condomínios Fechados | countries | sensibilidades | História Urbana

Resumo

Esse projeto tem como finalidade investigar o processo histórico de formação dos condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires, a partir de 1970, e as relações entre sensibilidades, sociabilidades e espaço urbano, expressas na cinematografia argentina em meio aos impactos de políticas neoliberais no país. A investigação de tais relações sugere/exige, a articulação entre os estudos culturais e urbanos e os estudos fílmicos para abarcar distintas fontes documentais: escritos de arquitetos e urbanistas (planos, projetos e análises) concernentes à urbanização da Região Metropolitana de Buenos Aires; dados sobre a formação e expansão dos countries, assim como as alterações da legislação para incorporar esse novo modo de vida urbano; o curta-documentário de Lucrecia Martel, "La ciudad que huye" (2006); os filmes, "Cara de queso 'mi primer ghetto' (2006) de Ariel Winograd, "Una semana solos" (2007) de Celina Murga, "Las viudas de los jueves" (2009) de Marcelo Piñeyro, "Historia del Miedo" (2014) de Benjamín Naishtat, e "Los decentes" (2016) de Lukas Valenta Rinner. A hipótese central é que os filmes se apresentam não apenas como expressão, mas parte integrante de mudanças nas sensibilidades e sociabilidades nessa espécie de "cidade que foge", e nosso trabalho justifica-se pela inserção nesses debates buscando compreender os impactos e a profundidade da formação de tais urbanizações não apenas na forma, mas sobretudo na vida urbana. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMIÃO, Suelen Caldas de Sousa. La ciudad que huye: o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires. 2024. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.