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Uma avaliação crítica da técnica de Hénon's para resolver problemas de aeroelasticidade com folga e atrito em superfície de controle

Processo: 18/23348-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 21 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 10 de março de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Larissa Drews Wayhs Lopes
Supervisor: Earl Dowell
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Duke University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/08008-1 - Análise de resposta rajada considerando folga e atrito em superfície de controle, BP.IC
Assunto(s):Aeroelasticidade   Modelos não lineares   Dinâmica de voo   Atrito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atrito | Folga assimétrica | Não linearidade de superfície de controle | Técnica de Hénon | Aeroelasticidade

Resumo

Sabe-se que a presença de não linearidades em sistemas aeroelásticos pode alterar a dinâmica de voo. Particularmente, folgas geométricas e atrito nas superfícies de controle podem modificar a estabilidade da aeronave, resultando até mesmo em limitações do envelope de voo. De acordo com a literatura, a inclusão de folgas requer análise do domínio do tempo utilizando a técnica do Hénon para evitar erros numéricos. No entanto, uma avaliação crítica dessa questão considerando o efeito simultâneo de atrito e folgas assimétricas tem sido negligenciada pela comunidade científica, embora sejam não linearidades típicas em sistemas aeroelásticos. Neste contexto, esta proposta inclui um estudo analítico e numérico das respostas aeroelásticas no domínio do tempo para um aerofólio de um e de três graus de liberdade considerando o efeito do atrito e de folgas assimétricas na superfície de controle. Em particular, o foco é investigar a viabilidade do uso da técnica de Hénon em comparação com o algoritmo clássico de Runge-Kutta quando estas duas não linearidades são consideradas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. Influence of friction and asymmetric freeplay on the limit cycle oscillation in aeroelastic system: An extended Henon's technique to temporal integration. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 96, . (18/23348-6, 18/25194-6, 17/08008-1)