Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacionando estratégias cognitivo-visuais e funções executivas: exemplos com eye-tracking em tarefas de raciocínio indutivo e leitura

Processo: 18/09654-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Paulo Guirro Laurence
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/22022-2 - Estratégias cognitivas visuais usadas na tarefa de multiplicação matemática: insights de análises sofisticada de rastreamento ocular em teste de matrizes, BE.EP.DR
Assunto(s):Estereótipos (psicologia)   Medições dos movimentos oculares   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Flexibilidade Cognitiva | memória de trabalho | movimentos oculares | performance | raciocínio fluido | Resolução De Problemas | Neurociência Cognitiva

Resumo

Usamos estratégias cognitivas quando tentamos buscar algum tipo de solução para uma tarefa. Em testes cognitivos, essas estratégias muitas vezes podem ser aferidas de acordo com os movimentos e comportamentos que uma pessoa emite ao decorrer da tarefa. Porém, há tarefas em que a pessoa não faz nenhum comportamento que possa ser diretamente observado pelo pesquisador. Dessa forma, equipamentos de registro de movimentos oculares são uma ótima ferramenta para conseguir inferir a estratégia. Em tarefas que o participante não apresenta comportamentos até a resposta (e.g., teste de inteligência de matriz), os movimentos oculares indicam onde a pessoa olhou, e qual foi a sequência de movimentos oculares dela. Com base nesses movimentos é possível inferir diferentes estratégias em diferentes tipos de tarefas. Essas estratégias cognitivo-visuais parecem estar diretamente ligadas com certas capacidades cognitivas, como o raciocínio fluido e as funções executivas. Alguns estudos demonstram ou hipotetizam tal relação, mas nunca de forma aprofundada. Dessa forma, é necessário um estudo que busque relacionar essas estratégias cognitivo-visuais com constructos de raciocínio fluido e funções executivas. Portanto, a presente investigação tem como objetivo principal compreender, identificar e interpretar como as estratégias cognitivas em diferentes tarefas se relacionam com processos cognitivos. De forma mais específica, busca-se entender como as estratégias cognitivas, analisadas através dos padrões de movimentos oculares, se relacionam com funções executivas. Para isso, três estudos foram elaborados. Dois deles investigam as estratégias em testes de inteligência de matriz e como elas se relacionam com o raciocínio fluido (estudo 1) e as funções executivas (estudo 2). O terceiro estudo busca entender a relação das estratégias cognitivas no teste Cloze de Compreensão de Leitura e a memória de trabalho (estudo 3). Para cada estudo, testes e escalas de funções executivas como os Blocos de Corsi, Torre de Londres, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, Dígitos e a BRIEF-A foram aplicados a fim de medir as funções executivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (9)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAURENCE, PAULO G.; SERPA, ALEXANDRE O.; CUNHA LIMA, HELENA S.; MAVICHIAN, HELEN O.; MACEDO, ELIZEU C.. Cross-cultural adaptation, factor structure, and evidence of reliability of the Smartphone Addiction Scale in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 42, n. 6, p. 608-616, . (18/06039-0, 18/09654-7)
SILVA, PATRICIA BOTELHO; OLIVEIRA, DARLENE GODOY; CARDOSO, AMANDA DOUAT; LAURENCE, PAULO GUIRRO; BOGGIO, PAULO SERGIO; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Event-related potential and lexical decision task in dyslexic adults: Lexical and lateralization effects. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 13, p. 14-pg., . (18/09654-7, 10/17123-0)
DA SILVA, PATRICIA BOTELHO; ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J.; LAURENCE, PAULO GUIRRO; NICO, MARIA ANGELA NOGUEIRA; SIMI, LUIZ GUSTAVO VAREJAO; TOMAS, RUTE C.; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Rapid Automatized Naming and Explicit Phonological Processing in Children With Developmental Dyslexia: A Study With Portuguese-Speaking Children in Brazil. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 11, . (15/22506-9, 18/09654-7)
LAURENCE, PAULO GUIRRO; JANA, TATIANA ABRAO; BUNGE, SILVIA A.; MACEDO, ELIZEU C.. Eye Gaze Patterns during Reasoning Provide Insights Regarding Individual Differences in Underlying Cognitive Abilities. JOURNAL OF INTELLIGENCE, v. 11, n. 4, p. 22-pg., . (15/22507-5, 18/09654-7)
LAURENCE, PAULO G.; SERPA, ALEXANDRE O.; CUNHA LIMA, HELENA S.; MAVICHIAN, HELEN O.; MACEDO, ELIZEU C.. Cross-cultural adaptation, factor structure, and evidence of reliability of the Smartphone Addiction Scale in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 42, n. 6, p. 9-pg., . (18/06039-0, 18/09654-7)
PINTO, TATIANA MATHEUS; LAURENCE, PAULO GUIRRO; MACEDO, CRISTIANE RUFINO; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Resilience Programs for Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (18/09654-7, 19/08921-4)
KUCHARSKY, SIMON; VISSER, INGMAR; TRUTESCU, GABRIELA-OLIVIA; LAURENCE, PAULO G.; ZAHARIEVA, MARTINA; RAIJMAKERS, MAARTJE E. J.. Cognitive strategies revealed by clustering eye movement transitions. JOURNAL OF EYE MOVEMENT RESEARCH, v. 13, n. 1, . (18/09654-7)
LAURENCE, PAULO GUIRRO; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Cognitive strategies in matrix-reasoning tasks: State of the art. PSYCHONOMIC BULLETIN & REVIEW, v. 30, n. 1, p. 13-pg., . (18/09654-7)
LAURENCE, PAULO GUIRRO; BUSIN, YURI; DA CUNHA LIMA, HELENA SCOZ; MACEDO, ELIZEU COUTINHO. Predictors of problematic smartphone use among university students. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 33, n. 1, . (18/09654-7, 18/06039-0)