Processos cognitivos na interação da percepção e da performance musical
Estudo crítico de técnicas emergentes para a análise de obras musicais compostas n...
Discordância na avaliação de solfejo de músicos de graduação
Processo: | 18/14790-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2018 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2020 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Silvio Ferraz Mello Filho |
Beneficiário: | Pedro Yugo Sano Mani |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 19/25207-3 - A notação musical como representação de solfejos, BE.EP.MS |
Assunto(s): | Solfejo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | estruturação | processo composicional | Solfejo | Sonologia - Processos de Criação Musical |
Resumo Este projeto de Mestrado é uma extensão da Pesquisa de Iniciação Científica "O diálogo entre solfejo e processos composicionais", financiada pela FAPESP em 2017. Nela o "solfejo" foi estudado dentro da composição musical partindo inicialmente dos materiais teóricos de Pierre Schaeffer, Denis Smalley, Rodolfo Caesar e Silvio Ferraz. Somaram-se então as produções teóricas e artísticas de Alexandre Ficagna e Gustavo Penha, compositores que se relacionam intimamente com o tema do "solfejo". Ambos foram entrevistados individualmente e tiveram peças suas analisadas. Ao final da pesquisa, o autor compôs uma peça de câmara, acompanhada de elucidações sobre o emprego dos seus solfejos. O presente projeto visa aprofundar a carga reflexiva acerca do solfejo na composição, agora fazendo um elo entre os níveis estruturais do ato criativo e o uso de solfejos diversos. A base metodológica inicial partirá de: reflexões acerca da escuta e da percepção na atualidade (Caesar, Ferraz, Garcia, Szendy); espectromorfologia e suas aplicações práticas (Blackburn, Smalley, Thoresen); solfejos diversos em processos composicionais (Bonafé, Catanzaro, Ferraz, Ficagna, Penha, Grisey, Lachenmann, Varèse, Xenakis, dentre outros); relação entre suporte de criação e prática criativa (Catanzaro, Delalande, Ficagna, Iazzetta).Em seguida serão estudadas aplicações de solfejos através de obras dos compositores e pesquisadores brasileiros Tatiana Catanzaro, Rodrigo Lima e Paulo Rios Filho. Além das fases acima, faz parte do projeto a composição de uma ou mais peças a serem feitas pelo autor através do emprego das bagagens teórica e artística adquiridas. (AU) | |
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