Bolsa 18/26657-0 - Reatividade cardiovascular, Tecido adiposo perivascular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do miRNA-22 na reatividade vascular de camundongos obesos

Processo: 18/26657-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Gabriela Placoná Diniz
Beneficiário:Camila Stephanie Balbino Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reatividade cardiovascular   Tecido adiposo perivascular   MicroRNAs   Obesidade   Modo de vida   Sedentarismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:miRNA | obesidade | Pvat | Reatividade vascular | Fisiologia vascular

Resumo

A incidência de obesidade vem aumentando progressivamente em todo o mundo, a qual se deve principalmente à mudança no estilo de vida da população. A obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares que, por sua vez, são a principal causa de morte no mundo. O acúmulo de tecido adiposo observado no sobrepeso e na obesidade promove alterações no tecido cardíaco e nos vasos sanguíneos que levam ao comprometimento da função cardíaca e vascular. Na obesidade, o tecido adiposo perivascular (PVAT), localizado ao redor da aorta, apresenta-se expandido e perde o seu efeito anticontrátil. Ainda, sabe-se que a alteração dos fatores secretados por este tecido pode estar diretamente relacionada com a disfunção endotelial observada em indivíduos obesos. Estudos recentes da literatura evidenciaram o importante papel do miRNA-22 no sistema cardiovascular. Além disso, um trabalho recente do nosso laboratório demonstrou que a deleção do miRNA-22 atenuou o ganho de tecido adiposo visceral e o aumento da expressão de genes inflamatórios neste tecido em camundongos obesos. Apesar da participação do miRNA-22 na resposta à injúria vascular ter sido recentemente identificada, até o momento não se sabe qual o papel do miR-22 na reatividade vascular, bem como a influência do PVAT nessa resposta. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é investigar o papel do miR-22 na reatividade vascular da aorta torácica de camundongos obesos, e a influência do PVAT nesse processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALBINO-SILVA, CAMILA S.; COUTO, GISELE K.; LINO, CAROLINE A.; DE OLIVEIRA-SILVA, TABATHA; LUNARDON, GUILHERME; HUANG, ZHAN-PENG; FESTUCCIA, WILLIAM T.; BARRETO-CHAVES, MARIA LUIZA; WANG, DA-ZHI; V. ROSSONI, LUCIANA; et al. miRNA-22 is involved in the aortic reactivity in physiological conditions and mediates obesity-induced perivascular adipose tissue dysfunction. Life Sciences, v. 316, p. 10-pg., . (18/10338-2, 18/26657-0)
DE OLIVEIRA SILVA, TABATHA; LINO, CAROLINE A.; MIRANDA, JULIANE B.; BALBINO-SILVA, CAMILA S.; LUNARDON, GUILHERME; LIMA, VANESSA M.; JENSEN, LEONARDO; DONATO, JOSE, JR.; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; BARRETO-CHAVES, MARIA LUIZA M.; et al. The miRNA-143-3p-Sox6-Myh7 pathway is altered in obesogenic diet-induced cardiac hypertrophy. Experimental Physiology, v. 107, n. 8, p. 14-pg., . (18/10338-2, 18/21491-6, 18/26657-0, 18/25814-4, 17/01558-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Camila Stephanie Balbino. Impacto do microRNA-22 na reatividade vascular da aorta de camundongos obesos.. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.