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O científico, o acadêmico e o intelectual nos regimes de autoria: fazeres/práticas de uma interface?

Processo: 19/09568-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 14 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Letícia Moreira Clares
Supervisor: Johannes Angermuller
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:17/14641-9 - Ritos genéticos editoriais em periódicos: autoria na comunicação científica, BP.DR
Assunto(s):Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discurso acadêmico | discurso científico | gestão da autoria | mediação editorial | Regimes Discursivos | Análise do Discurso

Resumo

Com base nos estudos recentes sobre mediação editorial (SALGADO, 2011), investigaremos a função do cientista, do acadêmico e do intelectual de uma perspectiva discursiva nos regimes de autoria da comunicação científica. Propomos analisar um conjunto de materiais que circularam sob as rubricas escrita científica e escrita acadêmica coletados em cursos e eventos de editoração científica, mais pontualmente nos encontros de editores científicos promovidos de 2014 a 2017 pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). Considerando que os sistemas de avaliações acadêmicas propulsionam o que Angermuller (2018) chama de academic star system, observaremos como a produção técnica de escrita de artigos submetidos à publicação e aquilo que se diz sobre ela condicionam as práticas ditas científicas, acadêmicas e intelectuais de atores que ocupam posições de poder nos respectivos regimes discursos, ou seja, atores balizados por poderes institucionais que regem as normas da comunicação científica.

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