Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas transnacionais da diversidade étnico-racial e cultural na formação de professores

Processo: 19/05352-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tatiane Cosentino Rodrigues
Beneficiário:Tatiane Cosentino Rodrigues
Pesquisador Anfitrião: Francis Veronique
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Assunto(s):Diversidade cultural   Transnacionalismo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade Cultural | Diversidade étnico-racial | formação de professores | transnacionalismo | Relações étnico-raciais

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objeto a análise e mapeamento de como o tema da diversidade cultural, étnica e racial vem sendo discutido no campo da formação de professores na França. Esta análise será realizada em suas dimensões teórica (envolvendo os pesquisadores/as do tema) e prática - em termos de currículo. Por meio de uma análise teórica e documental orientadas por alguns preceitos da genealogia espera-se mapear e compreender as tendências teóricas e metodológicas que definem o campo da formação de professores/docência na França, bem como aprofundar o instrumental teórico-analítico em torno do lugar da cultura e do pertencimento étnico-racial nos processos educacionais como dimensões fundamentais em contextos cada vez mais configurados por situação de refúgio e fluxos migratórios como os que temos na contemporaneidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)