Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes indígenas na UNICAMP: emoções em jogo no acesso ao ensino superior

Processo: 19/08062-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Edilene Alves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Ação afirmativa   Estudantes universitários   Povos indígenas   Experiências de vida   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Emoções | Ensino-Superior | Indígenas | Ensino Superior

Resumo

As políticas brasileiras de ações afirmativas para o ensino superior estão entre as mais ambiciosas do mundo e várias pesquisas já foram realizadas sobre o tema. São, no entanto, ainda poucos os trabalhos que retratam o ponto de vista dos estudantes sobre sua vivência no ensino superior. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre este tema, articulando-se com outros estudos já em andamento no grupo de pesquisa Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mais especificamente, a pesquisa pretende acompanhar as vivências de estudantes indígenas que ingressaram na Unicamp em 2019, observando-os nos espaços universitários que frequentam (aulas, restaurante universitário, biblioteca) e realizando entrevistas recorrentes com um grupo selecionado ao longo de um ano. Uma atenção especial será dada às emoções envolvidas na chegada e nos primeiros meses de frequência à universidade. Os resultados contribuirão para compor um quadro de análises que traz à tona a experiência subjetiva dos estudantes; combinado à análise de dados mais objetivos (matrículas, trancamentos, transferências, desempenho) de um número maior de estudantes produzidos no âmbito dos projetos com os quais esta IC se articula, estes dados permitirão compreender melhor as dinâmicas de inclusão e permanência no ensino superior do público estudado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)