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Saberes pedagógicos entre fronteiras: um estudo sobre a circulação das ideias de Luiz Alves de Mattos

Processo: 19/19450-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vivian Batista da Silva
Beneficiário:Keila da Silva Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):História da educação   Planejamento pedagógico   Mapeamento   Coleta de dados   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação | Luiz Alves de Mattos | Saberes pedagógicos | História da educação

Resumo

Este trabalho integra um projeto maior, cujo objetivo é mapear a circulação de ideias e artefatos educacionais em diversas partes do mundo, a partir do que foi possível consolidar o modelo de escola moderna em diferentes países, desde o século XIX. Aqui, a atenção se volta para os livros de Luiz Alves de Mattos, educador brasileiro, escritos durante as décadas de 1950 e 1960, no Rio de Janeiro, identificando e analisando sua circulação em países latino-americanos, falantes de espanhol, como a Argentina, o México e a Colômbia. Esta investigação prioriza o entendimento da circulação e apropriação de sujeitos, artefatos e modelos e utiliza como fonte principal os manuais pedagógicos de Mattos, destacando-se o Sumário de Didática Geral (1966) que foi traduzido para o espanhol pela editora argentina Kapelus. A partir dos dados já recolhidos na iniciação científica intitulada O magistério na sala de aula: um estudo sobre A Linguagem Didática no Ensino Moderno (1956) e O Quadro-Negro e sua Utilização no Ensino (1954) de Luiz Alves de Mattos busca-se mapear o circuito de saberes difundidos na circulação dos manuais de Luiz Alves de Mattos, para isso será feito: o aprofundamento de dados sobre a biografia do autor; o levantamento de trabalhos acadêmicos que o citam de forma direta e indireta; o mapeamento dos lugares onde seus livros são consultados ou citados. (AU)

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