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Práticas de numeramento das famílias e os contextos culturais de aprendizagem matemática das crianças

Processo: 19/10100-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Brenda Cristina Antunes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Ensino fundamental   Aprendizagem escolar   Letramento   Alfabetização   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | Educação Matemática | Letramento | numeramento | relação família-escola | Educação Matemática

Resumo

Pretende-se analisar as práticas/estratégias de numeramento/letramento matemático adotadas por famílias de uma escola da periferia de São Carlos-SP quando do momento do auxílio em tarefas escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Toma-se como objeto de análise o conhecimento informal da Matemática e as possíveis relações deste com possibilidades de práticas de ensino a serem adotadas por um grupo de professores atuantes nesta mesma escola. O referencial teórico apoia-se nos estudos da alfabetização, letramento, numeramento/letramento matemático, bem como da necessidade de conhecer contextos específicos em que habilidades e competências matemáticas são recorridas por sujeitos letrados. Além disso, defende-se, na abordagem metodológica, a necessidade de constituir espaços de reflexões "de" e "sobre" Educação Matemática com as famílias, momento em que professores, pais, mães e responsáveis pelos alunos buscarão refletir como contribuir para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos em atividades extraclasse. Para este fim, a coleta de dados far-se-á por meio de reuniões com escola e família no sentido de levantar elementos que caracterizem um lado e outro na busca pela promoção de um ensino significativo. Os dados serão coligidos no contexto das sessões com o grupo, entrevistas semiestruturadas, como também registros dos cadernos escolares que demonstrem tais estratégias. Com o término da investigação, estima-se categorizar princípios teórico-metodológicos capazes de direcionar a organização do ensino de Matemática na perspectiva do letramento em uma ampla relação de parceria entre a família-escola.

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