Busca avançada
Ano de início
Entree

Metacomunidade: dinâmica espacial e temporal de anelídeos Capitellidae em cânions submarinos

Processo: 19/20108-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:José Weverton Santos de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia de comunidades   Metacomunidades   Dinâmica temporal   Anelídeos   Fundo do mar   Bentos   Áreas de conservação

Resumo

As comunidades biológicas apresentam padrões de abundância, riqueza, diversidade e composição determinados por filtros ambientais ou fatores estocásticos, que podem ocasionar substituição ou aninhamento das espécies ao longo de gradientes ambientais. Entretanto, as comunidades de cânions submarinos em todo o mundo ainda são pouco estudadas, acarretando à falta de conhecimento acerca de sua biodiversidade e de seus padrões e processos. Diante deste cenário, este projeto tem como objetivos: (i) analisar as variações dos descritores ecológicos da comunidade; (ii) avaliar a variação espaço-temporal da composição de espécies da metacomunidade da família Capitellidae (Polychaeta); (iii) verificar se as taxas de variação na composição de espécies é elevada ou baixa por meio da determinação da ²-diversidade e investigar quais os mecanismos ecológicos (Turnover e/ou Nesting) e paradigmas da metacomunidade (Patch-dynamic, Species-sorting, Mass effect e Neutral paradigm) estruturam estas comunidades; e (iv) averiguar quais variáveis ambientais são responsáveis por estruturar esta metacomunidade. Espera-se com os resultados, elucidar questões acerca da organização e filtros ambientais que estruturam as comunidades do bentos de profundidade em cânions submarinos, fornecendo informações que auxiliarão no manejo e delimitação de áreas para conservação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, LUCAS; SOUZA, J. WEVERTON S.; LIMA, SILVIO; GUIMARAES, CARMEN. Diversity of Bivalve Mollusks Associated with Macroalgae on the Continental Shelf in the States of Alagoas, Sergipe and Bahia, Northeastern Brazil. ZOOLOGICAL STUDIES, v. 59, . (19/20108-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.