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Intervenção com professores de educação infantil sobre estratégias para desenvolvimento de repertórios verbais em crianças

Processo: 19/13179-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Claudia Daiane Batista Bettio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Educação infantil   Formação de professores   Repertório   Desenvolvimento da linguagem   Desempenho do professor   Comportamento verbal   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | desenvolvimento de linguagem | Educação Infantil | formação de professores | Análise do Comportamento

Resumo

O desenvolvimento de repertórios verbais depende de variáveis biológicas e sociais. Sobre as variáveis sociais, pesquisas têm destacado o papel de interações das crianças com os adultos de sua comunidade verbal. A escola é um espaço fundamental para que esses repertórios se desenvolvam. Por isso, o papel da formação de professores de educação infantil tem sido enfatizado por pesquisas, mas algumas intervenções não verificam seus efeitos sobre o desempenho dos professores e o comportamento verbal dos alunos. O objetivo desta pesquisa será avaliar dois formatos de intervenção com professores de educação infantil, auxiliando-os a desenvolver estratégias para o desenvolvimento de repertórios verbais, com base nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, e verificar os efeitos dessa intervenção sobre os repertórios de falante e de ouvinte dos alunos. Serão desenvolvidos dois estudos, envolvendo 15 turmas de educação infantil, com crianças que tenham idades entre 2 e 5 anos. O primeiro será conduzido com cinco turmas (quatro intervenção e uma comparação), aplicando-se um delineamento de sujeito único de múltiplas sondagens entre comportamentos. Serão analisados dados referentes ao desempenho dos professores, por meio de filmagens periódicas e, também, com relação ao repertório verbal dos alunos ao longo da intervenção, por meio de testes e filmagens. O Estudo 2 será realizado com base nesse primeiro estudo, mas com um delineamento de grupo. Participarão as outras 10 turmas, sendo cinco designadas ao grupo comparação e cinco ao grupo intervenção. Também serão realizadas medidas do comportamento dos professores e do desempenho dos alunos. Os dados de ambos os estudos serão analisados aplicando teste estatístico apropriado para verificar eventuais mudanças nas variáveis dependentes ao longo do semestre e se as mudanças nos comportamentos dos professores estão correlacionadas com mudanças no desempenho de seus alunos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BETTIO, Claudia Daiane Batista. O desenvolvimento de repertórios verbais na educação infantil: desafios e possibilidades de intervenção com o desenho universal para a aprendizagem. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.