Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de novos fosfolipídios antitumorais inibidores da enzima trifosfato de citidina (CTP): fosfocolina citidililtransferase humana

Processo: 18/22817-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Daniel Fábio Kawano
Beneficiário:Xisto Antonio de Oliveira Neto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Química farmacêutica   Fosfolipídeos   Neoplasias   Células tumorais   Quimioterapia

Resumo

Os fosfolipídios antitumorais são análogos sintéticos da fosfatidilcolina que possuem uma capacidade notável: induzir seletivamente a apoptose em células tumorais com crescimento exponencial. Quanto ao seu mecanismo de ação, uma das possíveis hipóteses aponta para a inibição da enzima citidina (CTP):fosfocolina citidililtransferase (CCT) como um evento-chave relacionado às ações antitumorais desses fosfolipídios, as quais, em última instância, resultariam de uma supressão significativa na biossíntese da fosfatidilcolina. A enzima CCT catalisa a conversão do fosfato de colina em citidina 5'-difosfocolina (CDP-colina), que representa uma fonte de fosfocolina para a síntese de fosfatidilcolinas. A fosfatidilcolina é um elemento decisivo para a progressão do ciclo celular e sua deficiência é reconhecida como um sinal para desencadear mecanismos que, em última análise, levarão à parada do ciclo celular e à apoptose. Embora vários fosfolipídios antitumorais sintéticos sejam inibidores conhecidos da enzima CCT (por exemplo, edelfosina, erucilfosfocolina, perifosina e miltefosina), nenhum é amplamente utilizado na prática clínica, destacando assim uma oportunidade para otimização. Neste contexto, este trabalho propõe a síntese de novos fosfolipídios antitumorais com alta afinidade pela enzima CCT humana, focando no desenvolvimento de novas alternativas para a quimioterapia antineoplásica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NETO, XISTO ANTONIO DE OLIVEIRA; ALVES, ANNA CAROLINA SCHNEIDER; DIAS JUNIOR, REINALDO ANTONIO; RODRIGUES, RICARDO PEREIRA; LANCELLOTTI, MARCELO; ALMEIDA, WANDA PEREIRA; KAWANO, DANIEL FABIO. Molecular Docking Reveals the Binding Modes of Anticancer Alkylphospholipids and Lysophosphatidylcholine within the Catalytic Domain of Cytidine Triphosphate: Phosphocholine Cytidyltransferase. EUROPEAN JOURNAL OF LIPID SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 122, n. 7 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.