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A utilização do modelo RE-AIM aplicado à avaliação da implementação do PROERD em São Paulo

Processo: 19/27519-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Beneficiário:Juliana Yurgel Valente
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção do abuso de drogas   Violência   Escola pública   Ensino fundamental e médio   Aprendizado social   Adolescentes   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | drogas | escolas | implementação | prevenção | Violência | Avaliação da Implementação de Programas de Prevenção

Resumo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é hoje o programa de prevenção escolar mais aplicado nas escolas brasileiras e sua disseminação será exponencialmente ampliada após recente aprovação da lei que exige que todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado (de São Paulo) apresentem aos seus alunos o programa. Contudo este processo de expansão está sendo realizado sem qualquer planejamento e/ou avaliação do processo implementação do programa. O PROERD na sua versão mais atual é intitulado "Caindo na Real", sendo traduzido em 2014 para o Brasil a partir do programa norte-americano Keepin' it REAL. Este é baseado na teoria de aprendizagem socioemocional, que desenvolve habilidades de vida fundamentais para o aprimoramento emocional e relacional da criança e do adolescente, visando a promoção de saúde e prevenção de violência. Como intervenções preventivas desenvolvidas em outras culturas podem vir a apresentar resultados nulos ou negativos quanto implementadas em diferentes contextos, propõe-se a realização de um estudo para a avaliação dos componentes essenciais do processo de implementação dos currículos existentes no PROERD/"Caindo na Real" (5º ano do Ensino Fundamental I e 7º ano do Ensino Fundamental II). Será realizado um estudo de métodos mistos (qualitativos e quantitativos) utilizando o modelo RE-AIM para descrever a avaliação da implementação: Alcance (Reach), Efetividade (Effectiveness), Adoção (Adoption), Implementação (Implementation) e Sustentabilidade (Maintenance). A fase 1 do estudo utilizará os dados de dois ensaios controlados randomizados já realizados para avaliar a Efetividade através do efeito dos mediadores do programa na prevenção do uso de drogas e violência nos 5ºs e 7ºs anos. Os dados foram coletados em dois pontos do tempo, através de questionário de autopreenchimento, sendo um ponto antes da aplicação do programa PROERD/"Caindo na Real" (fevereiro de 2019) e outro, 9 meses depois (novembro de 2019). A fase 2 do estudo será conduzida no ano de 2020 e realizará entrevistas, grupos focais, observações em sala de aula, análise do material de aplicação do programa e análise de dados descritivos governamentais do programa para avaliar os outros eixos do processo de implementação do programa: Alcance, Adoção, Implementação (Adaptação Cultural) e Sustentabilidade. Serão realizadas análises descritivas para a avaliação do alcance e da adoção do programa e modelagem por equações estruturais para analisar o efeito dos mediadores envolvidos na efetividade do programa na prevenção ao uso de drogas e de comportamentos violentos. Para a análise da implementação e sustentabilidade serão realizadas análises de conteúdo. Os resultados fornecerão informações acerca da necessidade de modificações e de melhorias no processo de implementação do programa que poderão amparar a expansão do mesmo, que se tornou política pública no Estado de São Paulo, pela lei nº 17.171 de 2019. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTE, JULIANA Y.; SANCHEZ, ZILA M.. Mediating Factors of a Brazilian School-Based Drug Prevention Program. INTERNATIONAL JOURNAL OF MENTAL HEALTH AND ADDICTION, v. N/A, p. 17-pg., . (19/27519-2)
VALENTE, JULIANA Y.; COGO-MOREIRA, HUGO; SANCHEZ, ZILA M.. Applying a Pattern-Centered Approach to Assess the Effect of a School-Based Drug Use Prevention Program in Brazil: A Cluster Randomized Controlled Trial. JOURNAL OF PREVENTION, v. 43, n. 4, p. 20-pg., . (19/27519-2)
JULIANA Y. VALENTE; PATRICIA PAIVA DE OLIVEIRA GALVÃO; JULIA DELL SOL PASSOS GUSMOES; ZILA M. SANCHEZ. Revisão sistemática sobre o efeito do programa escolar de prevenção ao uso de drogas Keepin’ it REAL: traduzido e implementado no Brasil pelo PROERD. Ciênc. saúde coletiva, v. 27, n. 11, p. 4175-4189, . (19/27519-2, 17/22300-7)
VALENTE, JULIANA Y.; FERREIRA-JUNIOR, VALDEMIR; GALVAO, PATRICIA PAIVA DE OLIVEIRA; DE LA TORRE, ALEJANDO; SANCHEZ, ZILA M.. Psychiatric symptoms as predictors of latent classes of bullying victimization and perpetration among early adolescents. CURRENT PSYCHOLOGY, v. N/A, p. 10-pg., . (19/27519-2)
VALENTE, JULIANA Y.; DE OLIVEIRA GALVAO, PATRICIA PAIVA; PASSOS GUSMOES, JULIA DELL SOL; SANCHEZ, ZILA M.. A systematic review of the effect of the school-based drug prevention program Keepin' it REAL: translated and implemented in Brazil by PROERD. Ciênc. saúde coletiva, v. 27, n. 11, p. 15-pg., . (19/27519-2)

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