Bolsa 21/03326-0 - Neoplasias do colo uterino, Infecções por Papillomavirus - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunoterapia ativa baseada em células dendríticas consorciada à quimioterapia no tratamento de tumores em estágio avançado associados ao HPV-16

Processo: 21/03326-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Karine Bitencourt Victorelli
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias do colo uterino   Infecções por Papillomavirus   Imunoterapia   Quimioterapia   Vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer cervical | hpv | imunoterapia | quimioterapia | Vacinas

Resumo

O câncer cervical se destaca devido à alta taxa de mortalidade no mundo. Apesar dos tratamentos disponíveis, o câncer cervical ainda é considerado um problema de saúde pública e novas abordagens terapêuticas se fazem necessárias. O objetivo deste projeto consiste na avaliação de um tratamento composto pela imunoterapia baseada em células dendríticas diferenciadas de medula óssea (BMDCs) ativadas in vitro pela proteína recombinante gDE7, em consórcio com agentes quimioterápicos comumente utilizados na clínica, como a cisplatina, contra tumores associados ao HPV-16 em estágio avançado de desenvolvimento. Esta estratégia tem como objetivo aumentar a proteção antitumoral terapêutica e potencializar as interações celulares necessárias para induzir uma resposta imunológica efetora específica. A proteína usada para ativação das BMDCs refere-se à fusão da glicoproteína D do vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) à oncoproteína E7 do HPV-16 (gDE7). Para alcançar o objeto proposto, utilizaremos o modelo baseado em células tumorais TC-1, implantadas no compartimento subcutâneo ou em mucosas de camundongos C57BL/6. Avaliaremos o efeito de diferentes doses da imunoterapia baseada em BMDCs em associação ao quimioterápico cisplatina. Uma vez estabelecida as condições ideais de imunização, serão avaliados os seguintes parâmetros: o potencial imunoterapêutico do tratamento combinado; a ativação de linfócitos antígeno-específicos, tanto no microambiente tumoral como de forma sistêmica; o efeito do tratamento na imunossupressão mediada pelo tumor; a geração de resposta de memória imunológica e a toxicidade do tratamento. Esperamos gerar dados que contribuam para o estabelecimento de um tratamento eficaz baseado na combinação de imunoterapia ativa (BMDCs) consorciada a metodologias convencionais (quimioterapia) e que pode ser facilmente aplicado em condições clínicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JAMILE RAMOS; RODRIGUES, KARINE BITENCOURT; PELEGRIN, GUILHERME FORMOSO; SALES, NATIELY SILVA; MURAMATSU, HIROMI; SILVA, MARIANGELA DE OLIVEIRA; PORCHIA, BRUNA F. M. M.; MORENO, ANA CAROLINA RAMOS; APS, LUANA RAPOSO M. M.; VENCESLAU-CARVALHO, ALEXIA ADRIANNE; et al. Single immunizations of self-amplifying or non-replicating mRNA-LNP vaccines control HPV-associated tumors in mice. Science Translational Medicine, v. 15, n. 686, p. 18-pg., . (16/20045-7, 16/00708-1, 15/16505-0, 16/11594-7, 13/15360-2, 17/21358-1, 19/01523-3, 18/26515-0, 21/03326-0, 18/07629-5, 16/14344-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.