Busca avançada
Ano de início
Entree

Modos de vida de jovens negros de uma escola técnica: masculinidades, vivências, tensões e mediações

Processo: 22/06030-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cristiane Gonçalves da Silva
Beneficiário:Victor Vinicius Estevam da Silva
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Interseccionalidade   Escolas   Modo de vida   Masculinidade   Prevenção   Jovens   Tomada de decisão   Inquéritos e questionários   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | interseccionalidade | Juventude | Masculinidade | Negritude | prevenção | estudo do cotidiano e marcadores sociais da diferença

Resumo

Mostrar os impactos da masculinidade negra, na tomada de decisão dos jovens para a escolha de sua área de trabalho, relações afetivas racializadas e práticas culturais juvenis. Em específico, essa IC pretende discorrer como os marcadores sociais da diferença e em especial as representações da masculinidade atravessam a juventude, seja dentro do âmbito acadêmico-profissional ou outras áreas de sua vida como jovens estudantes do ensino médio em escolas públicas em Santos. Os elementos de estudo para a pesquisa serão obtidos através de visitas de observação, acompanhamento individual e coletivo, questionários, rodas de conversa, entrevistas individuais e oficinas Desde o nosso nascimento somos atravessados por questões que influenciam na nossa formação como seres humanos , sejam elas: "etnia , gênero, sexualidade, nacionalidade, entre outros", além desses atravessamentos que existem de forma natural, também somos influenciados pelas pessoas e instituições que se fazem presentes durante a nossa jornada. O primeiro contato de uma criança com a sociedade como um todo (sem estar diretamente ligado ao seu núcleo familiar) geralmente acontece em sua escola. Por tanto a escola assim tem um papel fundamental na vida de todos sendo o principal local de formação social, política e educacional. Por ser na escola que acontecem a primeira interação com a sociedade, desse modo muitas vezes é na escola onde somos mais afetados por grandes estigmas sociais. O acompanhamento do cotidiano dos jovens negros estudantes da ETECAF tem como evidenciar esses atravessamentos presentes em cada indivíduo sendo no seu lazer, na sua alimentação, em seu ambiente socio-familiar. Para isso espero fazer visitas observatórios e entrevistas individuais com os jovens negros presentes na ETECAF fazendo assim uma análise etnográfica também. Tornando esses atravessamentos mais palpáveis para elaboração de novas oficinas e/ou metodologias de pesquisa e trabalhos, pois evidencia ainda mais o grande disparador de questionamentos que podem existir dentro da escola. Aproveitando o momento vivido atualmente no Projeto Temático, espero articular parte do meu trabalho com o questionário que está sendo aplicado com as escolas participantes, assim alinhando ainda mais o meu trabalho individual com a pesquisa oferecida pelo projeto.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)