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Avaliação do impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no desenvolvimento cognitivo infantil

Processo: 22/10629-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Gabriel Vansuita Valente
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22455-8 - Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Pandemias   SARS-CoV-2   Cognição   Ensaio clínico randomizado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | desenvolvimento cognitivo | neurodesenvolvimento infantil | Pandemia | Neurodesenvolvimento infantil

Resumo

Objetivo: verificar o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no desenvolvimento cognitivo infantil de nascidos de jovens mulheres. Método: a prole de 247 primigestas com idade entre 14-21 anos, residentes de São Paulo, que participaram do programa Primeiros Laços de visitação domiciliar (N=80 do primeiro ensaio clínico randomizado feito em 2015, e N=167 do segundo, mais recente), foi randomizada em dois grupos: (1) expostos à pandemia; (2) controle (não expostos à pandemia). As dimensões do desenvolvimento medidas pela Bayley-III Scales of Infant Development (BSID-III) ao longo dos dois primeiros anos de idade serão variáveis dependentes (desfechos), e serão avaliadas considerando o tempo de exposição do nascido à pandemia. Variáveis biológicas, psicológicas, psiquiátricas e ambientais da linha de base relacionadas à mãe, família e criança serão avaliadas como potenciais moderadores do efeito da pandemia no desenvolvimento da criança. Serão apresentados os coeficientes betas com intervalos de confiança (IC) de 95%, médias marginais e será adotado um nível de significância de 5% para os testes estatísticos.(AU)

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