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Qualificação técnica para instrumentalização, coleta e análise de desempenho de crianças com dislexia

Processo: 22/07201-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Anna Julia Silva de Lima
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/15151-0 - Desempenho e movimentos dos olhos de crianças com Dislexia durante leitura em ambiente manipulado, AP.R
Assunto(s):Comportamento   Leitura   Visão   Comportamento motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | Leitura | Movimento dos Olhos | visao | Comportamento Motor

Resumo

Estratégias variadas têm sido propostas e utilizadas para amenizar as dificuldades de leitura e escrita em crianças com dislexia. Uma dessas estratégias está relacionado com o entendimento e analise dos movimentos dos olhos. O presente projeto proposto tem como objetivos examinar o desempenho e analisar os movimentos dos olhos em crianças com dislexia em tarefas de leitura em diferentes condições ambientais. Para tanto é importante e fundamental s participação de um bolsista de nível de treinamento técnico envolvido na proposta. Espera-se que o bolsista possua proficiência no uso e na análise de dados referentes aos equipamentos a serem utilizados (sistema e rastreamento do movimento dos olhos Eye Tracking que envolve softwares especializados). Essa participação demanda rotinas específicas de manuseio, análise, entendimento, discussão e divulgação de dados e resultados. Também será de responsabilidade do bolsista coordenar o trabalho de outros membros da equipe. Finalmente, o bolsista também realizará contatos com profissionais da região de Rio Claro para identificação, convite e agendamento para realização dos testes no laboratório. Decorrente dessas atividades e funções há necessidade de uma formação qualificada e com envolvimento de um quantidade de horas semanais (28 horas) dedicadas para as atividades do projeto de pesquisa. Como principal resultado espera-se o desenvolvimento e a realização de procedimentos de avaliação e identificação de características específicas auxiliando no diagnóstico e possível intervenção de crianças com dislexia, disponibilizados para profissionais especializados e sociedade de forma geral.

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