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Pedagogias da produção: a FAU-USP e o ensino de arquitetura e design, 1962-1973

Processo: 22/15886-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:José Tavares Correia de Lira
Beneficiário:João Bittar Fiammenghi
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/02296-9 - Pedagogias da produção em rede: arquitetura, design e crise disciplinar nos anos 60 e 70, BE.EP.DD
Assunto(s):História da arquitetura   Design   Formação profissional   Arquitetos   Designers   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos da produção | História do ensino de arquitetura | História do ensino de design | História da Arquitetura

Resumo

Este projeto propõe analisar os debates acerca do ensino de arquitetura e design entre 1962 e 1973 a partir de um viés ainda pouco pesquisado na historiografia do ensino, o caráter central e transversal atribuído à produção material na formação profissional. Toma como caso emblemático desse processo a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e nela a reforma curricular realizada em 1962, os fóruns de ensino de 1963, 1968 e 1969 e seus rebatimentos concretos no projeto pedagógico e nas práticas docentes no interior da instituição até 1973. Tal contexto é tensionado pela delimitação de fronteiras entre os campos de atuação do arquiteto e do designer nesse momento crucial de industrialização e expansão do consumo de massas no Brasil. Entende-se que, apesar dos trabalhos existentes a respeito da instituição, persistem lacunas fundamentais, não só quanto a reforma e aos fóruns eles mesmos, mas sobre seus significados enquanto momentos privilegiados de ressonância, na disciplina, de temas decisivos no país naquele momento, tais como o desenvolvimento das forças produtivas na construção civil, a pré-fabricação de componentes, as formas de organização dos canteiros de obras e o saber-fazer tradicional. Com base, de um lado, no debate sobre modernização da economia, da cultura e da sociedade no país naqueles anos e, de outro, na obra de autores contemporâneos atentos aos rumos e impasses da arquitetura e do design modernos, pretende-se analisar uma série de documentos e depoimentos primários capazes de melhor situar a centralidade dos temas da produção em nosso campo. (AU)

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