Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da idade e de fatores ovarianos na avaliação de células hipotalâmicas envolvidas no controle reprodutivo de camundongos.

Processo: 23/06913-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Jose Donato Junior
Beneficiário:Ana Lucrécia de Oliveira Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07607-8 - CMPO - Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas, AP.CEPID
Assunto(s):Hipotálamo   Leptina   Ovariectomia   Envelhecimento   Neurofisiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipotálamo | Kisspeptina | Leptina | ovariectomia | Senescência | Neurofisiologia

Resumo

A reprodução tem um papel fundamental na manutenção das espécies, tornando importante a compreensão de aspectos que envolvem os processos reprodutivos. No hipotálamo, núcleos como arqueado do hipotálamo (ARH), periventricular anteroventral e periventricular anterior (AVPV/PeN) se destacam no controle da reprodução. Estes núcleos contêm neurônios que expressam o receptor de leptina (LepR), ou neurônios que expressam o gene Kiss1, sendo estes, interneurônios essenciais na modulação do eixo hipotálamo-gônada-hipófise. O objetivo desse projeto é avaliar se a idade e/ou fatores ovarianos são suficientes para modular o número de células do ARH e AVPV/PeN, bem como, a coexpressão com neurotransmissores clássicos dos respectivos núcleos. Animais geneticamente modificados que expressam a enzima CRE recombinase sobre o controle transcricional do gene que codifica LepR, ou animais que expressam a enzima hrGFP sobre o controle do gene Kiss1 serão selecionados para os experimentos. Fêmeas adultas (12-16 semanas) e senescentes (74-80 semanas) serão submetidas a ovariectomia ou mantidas intactas (controle). Nas idades respectivas os animais serão perfundidos, terão seus encéfalos removidos e submetidos à cortes coronais. Será realizada a quantificação dos neurônios que expressam o LepR, ou o gene Kiss1 nos núcleos ARH e AVPV/PeN, bem como, a coexpressão destes neurônios com neurotransmissores de interesse. Esse estudo poderá indicar se condições como idade ou ovariectomia pode induzir alterações neurais em regiões responsáveis pelo controle reprodutivo, e quais neurônios podem ser afetados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)