Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de jogo educacional no aprendizado sobre tonicidade

Processo: 23/08238-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Lucas Adam Prado Julião
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Ludificação   Metodologia ativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | gamificação | Metodologia Ativa | Ensino de Fisiologia

Resumo

A gamificação é uma estratégia de aprendizagem ativa. Em estudo anterior de nosso grupo de pesquisa, foi desenvolvido e utilizado um jogo educacional em aulas sobre tonicidade e osmolaridade. Na percepção dos alunos esta estratégia foi útil para o aprendizado destes conceitos e dos efeitos de soluções endovenosas no volume das hemácias, porém não foi observado incremento nas notas obtidas em provas sobre o mesmo tema. Pretende-se neste estudo avaliar o efeito deste jogo educacional sobre o aprendizado de estudantes de um curso de Odontologia. Os alunos serão aleatoriamente divididos em 2 grupos: método tradicional e jogo educacional. O primeiro grupo terá uma aula teórica e o segundo, aula dialogada combinada com jogo educacional. Antes da aula e uma semana após, os alunos responderão respectivamente a um pré e pós-teste sobre tonicidade, osmolaridade e efeitos de soluções endovenosas sobre o volume das hemácias. O aprendizado será avaliado por meio da análise do ganho cognitivo em cada grupo, comparando-se as notas entre pós e pré-teste.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)